PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (465 palavras)

BOMBEIROS MILITARES SALVAM BEBÊ DE QUATRO MESES ENGASGADO


Um bebê de apenas quatro meses que estava engasgado com secreção foi salvo pela equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Piratuba, no Meio-Oeste, na noite desta sexta-feira (23). O resgate durou cerca de um minuto. 

Era 21h50 quando um veículo chegou acionando a buzina em frente à corporação de Piratuba. Uma mulher desceu com um lactente que estava engasgado. Imediatamente, o bombeiro comunitário Gustavo Andrey iniciou as manobras de desengasgo. Virou o bebê de barriga para baixo, deixando a cabeça mais baixa que o tronco, e iniciou a tapotagem, que consiste em bater de forma ritmada nas costas do bebê, com a mão em concha.



Nas imagens captadas pelas câmeras de segurança, é possível acompanhar toda a ação. Enquanto o bombeiro realiza as manobras, os pais acompanham aflitos. Com as manobras corretas, em cerca de 45 segundos, o bebê foi salvo.

"Possuir uma equipe qualificada é o maior patrimônio que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pode ter. Seguimos sempre em prontidão em todos os momentos para atender de forma rápida e eficiente toda a comunidade", afirmou o comandante do CBMSC em Piratuba, Nilton Gruber.




Engasgamentos

Somente em 2024, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já atendeu 104 casos envolvendo engasgamento de crianças menores de 1 ano. Caso um engasgo ou afogamento ocorra, o primeiro passo é manter a calma. Em seguida, deve-se fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. Para isso, seguem abaixo instruções simples, seguidas de um vídeo explicativo com o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina:

  • Vire o bebê de bruços, em cima do braço (de quem irá fazer o desengasgamento);
  • Coloque os dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca dela aberta;
  • Mantenha a barriga do bebê virada para baixo e uma perna separada de cada lado;
  • Deixe a cabeça um pouco mais baixa, inclinada em relação ao corpo;
  • Dê leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.

O primeiro sinal de que a criança voltou a respirar, é quando ela começa a chorar. Neste momento, coloque o bebê com as costas em seu peito e limpe qualquer secreção que esteja na boca ou nariz.



Créditos:
Texto: Karla Lobato CCS/CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC/Piratuba
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193