PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (449 palavras)

BOMBEIROS MILITARES REALIZAM UM SALVAMENTO BASTANTE INUSITADO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Na manhã do último domingo, 14, por volta das 10h30, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionada para realizar o resgate de uma tartaruga que estava presa a uma rede de pesca na região das praias do Buraco e Central, em Balneário Camboriú.

Os guarda-vidas, que estavam realizando ronda preventiva no mar, realizaram o deslocamento de jetski, liberaram a tartaruga da rede de pesca, mas ao devolvê-la ao mar perceberam que ela permaneceu inerte e afundou. Ela foi novamente retirada do mar e eles perceberam que ela estava afogada, bastante debilitada e respirando com muita dificuldade. E foi neste momento que o simples resgate se tornou um salvamento inusitado. "É difícil ver alguém nessa situação, mesmo um animal. Ela estava inerte e com muita dificuldade de respirar", afirma o subtenente Jorge Luiz de Souza Batista, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do CBMSC em Balneário Camboriú.



A tartaruga foi levada até o GBS e, em contato com um órgão que realiza o resgate deste tipo de animal na cidade, os militares decidiram realizar nela alguns dos procedimentos que são realizados em seres humanos quando estão em situação de afogamento.

Ela foi mantida em declive, com a cabeça em nível pouco abaixo do corpo e, com toalhas molhadas, eles realizaram o resfriamento do casco a fim de manter a temperatura corporal necessária. Foi realizada, também, a oferta de oxigênio e aos poucos ela foi apresentando melhora significativa. "As nossas equipes estão constantemente se atualizando para que possamos salvar pessoas em situação de afogamento, ainda que o objetivo principal seja sempre a prevenção. Ver que esse conhecimento foi fundamental para essa tartaruga e que ela vai poder voltar ao seu habitat natural em segurança, é muito gratificante A missão do bombeiro militar é proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente e atendimentos como esse só reforçam que estamos no caminho certo", completa do subtenente.

Após clara recuperação o animal foi recolhido por um órgão especializado do município para acompanhamento e posterior retorno dela ao mar.



Créditos:
Texto: Cristina Schulze - assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC/Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193