O comandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM), tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, reforçou sobre a importância de treinamentos como esse. "O treinamento teve como objetivo principal relembrar e aprimorar as habilidades dos bombeiros, buscando garantir que estejam sempre preparados para atuar com segurança em situações de emergência", frisou. As práticas de resgate veicular fazem parte constante dos treinamentos realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Durante o treinamento, foram realizadas três oficinas principais:
Preparação e Montagem de Palco de Ferramentas: nesta oficina, os bombeiros foram instruídos sobre a correta preparação e organização das ferramentas necessárias para um resgate veicular, facilitando o acesso aos equipamentos envolvidos na ocorrência, bem como manutenção e cuidados com os materiais;
Materiais e Técnicas de Estabilização de Veículos: os participantes aprenderam sobre os diversos materiais utilizados para a estabilização de veículos em cenários de acidente e praticaram as técnicas necessárias.
Visualização das 11 Técnicas de Resgate Veicular e Manuseio de Equipamentos: a última oficina proporcionou uma visão abrangente das 11 técnicas de Resgate Veicular (RVE) reconhecidas, além de oferecer aos bombeiros a oportunidade de manusear e familiarizar-se com os equipamentos utilizados em cada técnica.