PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (312 palavras)

CBMSC HABILITA 11 BOMBEIROS MILITARES PARA CONDUÇÃO DE EMBARCAÇÕES RESGATE

Entre os dias 11 e 15, 11 bombeiros militares, 10 de Santa Catarina e um da Paraíba, realizaram o 4° Curso Avançado de Embarcações Resgate (CAER), que foi ministrado no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), em Florianópolis. 


O curso, com 45 horas/aula, tem a finalidade de habilitar os militares a desenvolverem competências necessárias para conduzir com segurança embarcações do tipo Resgate, utilizadas em busca e salvamento.

Durante o curso os militares puderam praticar técnicas e procedimentos para operar a embarcação, planejar buscas, cartas náuticas, navegação costeira com instrumentos do tipo GPS, AIS, RADAR e SONAR.



O CAER é um dos pré-requisitos exigidos pela Marinha do Brasil (MB) através da Portaria Nº 41/CPSC, de 23 de abril de 2019, para habilitação dos bombeiros militares na condução das embarcações Resgate em navegação costeira, além deste, são exigidas as habilitações de órgão público ECSP ou ETSP e Mestre Amador, ambas emitidas pela MB.



O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) possui cinco embarcações deste tipo, ou seja, embarcações tubulares rígidas fabricadas em PEAD e Fibra de Vidro, com comprimento total variando entre 27 e 33 pés. Sendo as únicas da corporação homologadas para navegação Costeira (até 20 milhas náuticas da costa), estão distribuídas nas cidades de São Francisco do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú, Florianópolis e Laguna. 


Créditos:
Texto: sargento Fernando Acácio de Aguiar e cabo Ricardo da Silva Martins
Imagens: divulgação CBMSC/GBS
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193