Bombeiros Militares evitam suicídio sobre a ponte Pedro Ivo Campos

Mais uma vida foi salva pelos soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. No último dia 18/9, ao retornar de uma ocorrência, a guarnição, composta pelos Soldados BM Felipe Madureira, Diego Ribeiro Pires e Jackson Jacques, avistou uma equipe da Guarda Municipal de Florianópolis em cima da ponte Pedro Ivo Campos. No local, havia um homem do lado de fora da proteção da ponte, ameaçando se atirar ao mar. Ele se segurava no guard-rail e ameaçava se atirar da ponte. A queda provavelmente seria fatal, de uma altura de cerca de 30 metros. Os guardas municipais tentavam fazer com que ele desistisse de se jogar.

Foi quando a guarnição do Corpo de Bombeiros parou a viatura em local seguro e resolveu ajudar. Enquanto o homem gesticulava e ameaçava se atirar ao mar, os agentes da Guarda Municipal tentavam acalmá-lo e, conversando com o homem, tentavam fazer com que desistisse da ideia. Mas, as tentativas estavam sendo infrutíferas.

Ao descerem da viatura, os Soldados Bombeiros Militares, se aproximaram do local sem que a vítima percebesse. Num ímpeto de preservar a vida alheia, no mesmo instante em que o homem se preparava para se atirar ao mar, os soldados o agarraram pelas costas, conseguindo segurá-lo. Mesmo com o risco de também caírem da ponte, já que uma pessoa em surto tem força extrema e desmedida, os Bombeiros conseguiram tirá-lo da área de risco e o levaram até a pista de rolamento. Ele teve de ser imobilizado para ser controlado. O homem foi deixado aos cuidados da Guarda Municipal para ser encaminhado aos familiares. Ele teve a vida salva pelos Bombeiros que agiram no momento certo.

Setembro Amarelo

A história vivenciada pela guarnição não é inédita. A prevenção e o socorro de pessoas que tentam tirar a própria vida são ocorrências bastante comuns para os Bombeiros. Por isso, se você conhece alguém ou mesmo já pensou em suicídio, peça ajuda.

Até o final deste mês, acontece o movimento Setembro Amarelo que pretende evitar o suicídio em Santa Catarina. São atitudes como a dos soldados do Corpo de Bombeiros que nos fazem acreditar que a vida é sempre a melhor escolha.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: cedidas pela Guarda Municipal de Florianópolis