PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (316 palavras)

Bombeiros Militares e estudantes fazem Blitz Educativa em Itajaí

 

Mais de 100 veículos foram abordados em uma blitz educativa realizada por Bombeiros Militares, alunos da rede municipal e a Coordenadoria de Trânsito – CODETRAN em Itajái, na última terça-feira (19/06). Com o objetivo de educar e conscientizar os usuários de trânsito no município, a atividade foi desempenhada junto com os alunos do oitavo ano da Escola Básica Francisco Celso Mafra, e faz parte do “Projeto Cidadão Consciente: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”. A blitz mobilizou motoristas e pedestres para a conscientização no trânsito, despertando para a importância da prudência e de seguir a legislação de trânsito.

 



Durante a ação, os estudantes perceberam na prática que, apesar dos esforços dos órgãos de trânsito para educar a população, muitos motoristas ainda cometem infrações graves, como não usar o cinto de segurança ou transportar crianças de maneira inadequada, sem as cadeirinhas no banco traseiro do veículo. Exemplos de condutas inadequadas que colocam em riscos muitas vidas.

 

Números mundiais de mortes no trânsito:

De acordo com o 3º Relatório da Situação Global sobre Segurança Viária, divulgado pela Organização Mundial de Saúde - OMS -  a cada ano, ocorrem no mundo mais de 1,2 milhão de mortes por acidentes de trânsito, que representam a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Esses acidentes foram a principal causa de morte entre jovens do sexo feminino e a segunda principal causa entre jovens do sexo masculino, no período de 2000 a 2012.

 



Ao final da blitz, os estudantes contabilizaram 110 veículos abordados, entre caminhões, ônibus, carros e motos. Os motoristas receberam panfletos educativos com dicas de segurança no trânsito, ressaltando a importância do cuidado e atenção constantes ao dirigir. Ações como essa educam e conscientizam os cidadãos, sejam eles motoristas, ciclistas ou pedestres. Prevenir é uma das melhores formas de salvar vidas.


Créditos: Cabo BM Maurício Ervino de Carvalho Júnior – Auxiliar do B3-B5/7ºBBM. Informações: OMS - https://tinyurl.com/ybgbzzgp.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193