PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (366 palavras)

BOMBEIROS MILITARES E COMUNITÁRIOS REALIZAM TREINAMENTO DE RESGATE VEICULAR EM BOMBINHAS

Entre os dias 20 e 22, ocorreu na cidade de Bombinhas, o treinamento de resgate veicular (TRVE), com a participação de 20 alunos, dentre bombeiros militares e comunitários, dos quartéis de Itapema e Bombinhas.  



O treinamento foi ministrado pelo cabo William Paredes Barreto, do quartel do CBMSC em Itapema, o qual é altamente qualificado, possui curso de instrutor de resgate veicular e é integrante da Coordenadoria de Resgate Veicular do CBMSC. O militar ainda compõe a equipe da corporação que representa o CBMSC nas competições brasileiras e internacionais de Resgate Veicular.  



Durante o treinamento, após revisão do conhecimento teórico, foi possibilitado aos bombeiros o treinamento prático com ênfase na identificação de pontos de instabilidade do veículo para evitar o agravamento da situação durante o resgate, utilização de equipamentos de segurança para garantir a proteção tanto do bombeiro quanto da vítima, conhecimento dos procedimentos adequados para a abertura das portas, teto e janelas dos veículos, técnicas para cortar e retirar partes do veículo sem comprometer a vida da vítima, uso de ferramentas de corte, como serras e tesouras hidráulicas e por fim técnicas de desencarceramento e extração. 



Os carros utilizados durante o treinamento foram cedidos pela Delegacia de Polícia da cidade de Bombinhas e proporcionaram uma melhor prática aos bombeiros presentes.

A capacitação visa criar cenários que proporcionem ao efetivo desenvolver estratégias de resgate veicular diante das peculiaridades presentes na área do batalhão. O atendimento de acidentes de trânsito com vítimas encarceradas é uma das situações mais complexa enfrentadas pelas equipes do CBMSC, por este motivo temos a necessidade de atualizar constantemente por meio de treinamentos para um atendimento mais seguro e eficaz à população.


Créditos:
Texto: cabo Joice Cristina Kaiber de Abreu
Imagens: Divulgação CBMSC/Itapema
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193