BOMBEIROS MILITARES E COMUNITÁRIO DE SÃO JOSÉ RECEBEM MOÇÃO DE APLAUSOS POR COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL

Na quarta-feira, 17, cinco bombeiros militares e um bombeiro comunitário foram homenageados com uma moção pela vereadora Gilmara Vieira Bastos na Câmara Municipal de São José por atuação e combate a um incêndio florestal.

O incêndio ocorreu num momento atípico e requereu o acionamento da equipe de Força-Tarefa 10 (FT-10). Mesmo muitos fora de seus horários de trabalho, prontamente após acionados se deslocaram para combater o incêndio na cidade vizinha. Seus esforços e agilidade foram primordiais para que a ação pudesse ser realizada de maneira rápida, minorando os danos gerados à flora local, além de proteger a comunidade que vive no entorno.

A homenagem contou com a presença da vereadora Gilmara, do vereador Sanderson, do vereador Cryslan, do vereador Alexandre Cidade e do comandante da companhia de São José, capitão Marcus de Aguiar Imbrósio.

Sobre a ocorrência que motivou a homenagem

O incêndio ocorreu num momento atípico e requereu o acionamento da equipe de Força-Tarefa. Mesmo muitos fora de seus horários de trabalho, prontamente após acionados se deslocaram para combater o incêndio na cidade vizinha. Seus esforços e agilidade foram primordiais para que a ação pudesse ser realizada de maneira rápida, minorando os danos gerados à flora local, além de proteger a comunidade que vive no entorno.

No dia 1º de abril de 2023, uma força-tarefa composta pelo 10° Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM) foi acionada para combater um incêndio de grandes proporções na reserva do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, localizado no município de Palhoça, Santa Catarina. Os bombeiros envolvidos nessa ação foram homenageados com uma Moção de Aplausos e Reconhecimento pela vereadora Gilmara Vieira Bastos, em reconhecimento à sua coragem e dedicação no combate aos incêndios florestais.

A região da Serra do Tabuleiro tem historicamente enfrentado incêndios de grandes proporções, e esse evento ocorreu em um momento atípico, exigindo a ativação da equipe da Força-Tarefa. A rápida mobilização e o deslocamento ágil dessa equipe foram fundamentais para garantir que as ações de combate fossem realizadas de forma mais eficiente, protegendo a comunidade que reside nas proximidades da reserva e minimizando os danos causados à fauna e flora local.

A FT é composta por bombeiros militares selecionados, que possuem habilidades técnicas específicas e são treinados para responder a desastres e calamidades públicas. Seu objetivo é potencializar as ações de resposta em situações de emergência. No caso do incêndio na reserva ecológica da Serra do Tabuleiro, a FT-10 foi acionada e contou com os seguintes membros de São José:

1° Tenente Uelder Alves da Costa

2° Sargento Douglas Coelho da Silva

Cabo José Roberto da Rosa

Cabo José Antônio Silva de Lima Vieira

Cabo Marcus Vinícius de Quadro

Além desses bombeiros militares, a equipe também contou com o apoio essencial do bombeiro comunitário Rodrigo da Silva. Embora atue em São José, Rodrigo reside nas proximidades da Serra do Tabuleiro, o que lhe confere um conhecimento valioso da região.

A vereadora Gilmara Vieira Bastos reconheceu a importância e o comprometimento desses bombeiros, que arriscaram suas vidas para proteger a comunidade e preservar o meio ambiente. A Moção de Aplausos e Reconhecimento é um tributo aos heróis que dedicaram seus esforços para combater os incêndios florestais e garantir a segurança de todos.

O CBMSC parabeniza a vereadora Gilmara Vieira Bastos por sua iniciativa de destacar a bravura e o trabalho exemplar dos bombeiros militares e comunitário envolvidos no combate a incêndios florestais na reserva do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. A coragem e o profissionalismo demonstrados por essa equipe são um verdadeiro exemplo de compromisso com a segurança e preservação do meio ambiente.

Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.