Os bombeiros militares capitão Wagner Alberto de Moraes e cabo Marcel Silveira dos Santos publicaram um estudo científico na revista Flammae, revista científica do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
O estudo intitulado "Incêndio em almoxarifado comercial: estudo de caso" expôs os experimentos realizados no Centro de Pesquisa e Inovação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para auxiliar na atividade de perícia de um incêndio de grandes proporções ocorrido no almoxarifado de um hipermercado em Florianópolis. O incêndio começou no pátio externo, parcialmente coberto, em que eram estocadas mercadorias diversas.
A fim de testar hipóteses do que poderia ter ocorrido, foram realizados ensaios para entender o comportamento da irradiação solar em latas de spray de desodorante e antitranspirante comercialmente disponíveis, a temperatura de ruptura dessas latas, possíveis vazamentos, consequências da convergência da luz solar em garrafas transparentes sobre uma superfície sólida, entre outros aspectos.
Além da investigação de possíveis falhas na prevenção e do combate ao incêndio, o estudo de uma ou mais causas que possam ter iniciado ou agravado a situação se torna fundamental para que situações como essa sejam melhor atendidas e, inclusive, novas regulamentações sejam criadas.
O estudo completo pode ser consultado aqui.