PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (609 palavras)

BOMBEIROS MILITARES DE GASPAR PARTICIPAM DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Nos primeiros meses do ano, o quartel de Gaspar foi agraciado com importantes vagas de qualificação para seus bombeiros militares. Ao todo, cinco combatentes participaram de três cursos operacionais da corporação.  

O soldado Bruno Kaminski Guarnieri participou do Curso de Salvamento em Altura (CSalt), realizado entre os dias 13 e 31 de março, no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis. Os 17 alunos formados, foram instruídos com as técnicas e equipamentos mais atuais de resgate em altura, em diversos tipos de cenários (naturais ou artificiais) possíveis como barrancos, buracos, cachoeiras, poços, caixas d'água, edificações verticais, entre outros. É sabido que Gaspar possui uma grande área municipal, com a presença de relevo acentuado e, além disso, apresenta um desenvolvimento urbano importante, com a construção de muitas edificações elevadas.



Já o cabo Leonardo Damasco Xavier e o soldado Renan Vieira da Silva participaram, entre os dias 03 e 14 de abril, do Curso de Técnicas e Táticas de Corte de Árvore (CTTCA), o qual foi realizado também no CEBM. O curso, capacitou 20 bombeiros com as técnicas de corte de árvore mais seguras e utilizadas a nível mundial, dispondo-se de equipamentos recém adquiridos. A capacitação ocorreu de forma progressiva, partindo de cenários simples e controlados, chegando a situações mais complexas em ambientes reais de rua. A região do vale do Itajaí é atingida todos os anos por chuvas e ventos significativos, que geram muitas situações onde há a necessidade de intervenção nas árvores. 



Por fim, o sargento Marcos Alves de Andrade e o soldado Aellyngton Palandrani da Silva participaram do Curso de Mergulho Autônomo (CMAut), realizado na sede do 7° Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), em Itajaí, entre os dias 20 de março e 15 de abril. O curso, considerado o mais difícil da corporação, capacitou 16 mergulhadores para atuar em ocorrências de busca e resgate subaquáticos. As atividades foram desenvolvidas em diversos ambientes como piscina, rios, mares e lagos onde buscou-se o desenvolvimento de diversas técnicas de mergulho em apneia e com utilização dos equipamentos necessários à atividade de mergulho de busca. O município é cortado ao meio pelo rio Itajaí-Açú e, também, possui uma diversidade de lagos e açudes espalhados nas áreas rurais, os quais são palcos de acidentes todos os anos, gerando perdas materiais e humanas. 



Segundo o comandante do quartel do CBMSC em Gaspar, tenente Levi Garcia Ribeiro, "A capacitação e especialização do efetivo bombeiro militar é fundamental para a manutenção dos serviços prestados, por vezes temos bombeiros que são movimentados ou ingressam na reserva, e os novos soldados que ingressam nas fileiras precisam estar prontos para ocorrências desafiadoras que temos no município.

Além disso, todos os militares especializados, além de se tornarem referência, irão instruir e treinar os demais bombeiros militares e comunitários, para que tenham conhecimentos atualizados também." O oficial ressalta ainda que, além dos bombeiros militares terem a motivação e garra para se especializar, foi necessário o apoio de todo o efetivo, cobrindo serviços dos seus colegas para que eles pudessem ser liberados para os cursos sem haver prejuízo ao atendimento do município, evidenciando o espírito de corpo da tropa.


Créditos:
Texto: soldado Aellyngton Palandrani da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar, 7°BBM e CEBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193