PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (280 palavras)

Bombeiros do 8°BBM fazem resgate difícil de vítima presa em ferragens

 

Por volta das 11h da manhã da última quarta-feira (13/12) a guarnição do ABTR-109 do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Tubarão foi acionada para auxiliar os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna (BVJ) em uma ocorrência de resgate veicular próximo ao trevo de acesso ao município de Sangão, na BR-101.

 

 

Chegando ao local, a guarnição constatou que a ocorrência se tratava de um resgate pesado a ser realizado sobre um caminhão carregado de polietileno que caiu em uma ribanceira na curva de acesso ao município de Sangão. A cabine do caminhão estava colapsada e presa entre o barranco e a carreta que estava carregada. O motorista ainda estava preso às ferragens, apresentando encarceramento físico tipo II, o que demonstra a dificuldade em retirada da vítima. O homem estava consciente e orientado no local e não sentia seus membros inferiores.

 

 

Para iniciar o desencarceramento da vítima, foram utilizados dois guinchos, situados em lados opostos, tracionando o painel e a cabine do caminhão ao mesmo tempo, aliviando sobremaneira o peso que a estrutura estava fazendo sobre as pernas da vítima. Após isto, com auxílio de dois cilindros expansores e duas tesouras combinadas, foi possível realizar a extração da vítima com segurança do local.

 

 

Apesar de se tratar de uma ocorrência com elevado grau de complexidade, o trabalho conjunto realizado entre o CBMSC, BVJ, SAMU e PRF foi capaz de resolver a situação com sucesso e encaminhar a vítima devidamente assistida para o hospital.

Guarnição do ABTR-109:

Cad BM Melo

Sgt BM Franco

Cb BM Cleber

Sd BM Darlan

Créditos: Cad BM Rafael Melo Marques

Fotos: Cad BM Rafael Melo Marques e Cad BM Gabriel Petersen Tirado

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193