Bombeiros encontram menina de dois anos desaparecida em Imaruí

Após quase 24 horas de buscas, Iara Nogareti, de dois anos, que havia desaparecido na tarde de quarta-feira (5) em Imaruí foi encontrada por um bombeiro militar. A operação envolveu cerca de 115 bombeiros militares e comunitários com emprego de 29 viaturas, policiais militares, cinotécnicos, policiais civis e moradores da região. A ocorrência foi bastante complexa em virtude do terreno acidentado com aclives e declives, quedas d’água e vegetação densa. Grande parte das buscas foi realizada no período noturno, com auxílio de lanternas, câmera térmica e equipamentos de mergulho.

Trabalhos de busca

Por volta das 13h45min de quarta-feira (5), Iara Nogareti, de apenas 2 anos de idade, desapareceu de sua casa junto com dois cachorros da família, em uma zona rural no município de Imaruí. A mãe da menina realizou uma breve busca nos arredores da casa e às 14h20min acionou o Corpo de Bombeiros Militar de Armazém comunicando o desaparecimento da criança. Iara é filha do Sd BM Eduardo Machado Nogareti, que trabalha na OBM de Armazém.

Os militares de Armazém acionaram o COBOM solicitando reforço para a busca e prontamente uma equipe da sede do 8º BBM deslocou-se para a região. No início da noite já encontravam-se no local cerca de 70 bombeiros militares, dentre eles o Comandante Interino do 8º BBM Major BM Diogo e o Subcomandante, Capitão BM Rafael. Além dos militares que estavam de serviço, prestaram apoio militares de folga, bombeiros comunitários e alguns moradores da região. A Polícia Militar de Santa Catarina e a Polícia Civil também permaneceram na região apoiando o resgate. O Aluno Sargento BM Romão, acompanhado de seu cachorro Bravo, chegou no local com o apoio do Arcanjo 1 para auxiliar as buscas por volta das 17h30min.

A operação continuou por toda a tarde, madrugada e manhã do dia seguinte (6/6). Foram realizadas buscas em no terreno e buscas subaquáticas nos poços da localidade, inclusive no período noturno. Às 06 horas, o Cabo BM de Souza, de Brusque, reforçou a operação com seu de busca cão Zara. Por voltas das 08 horas, mais 30 bombeiros militares chegaram para render aqueles que estavam empregados no período da noite.

Às 10h45min desta quinta-feira, o Capitão BM Marques, com a permissão do Comandante da operação, realizava uma busca pelos arredores da residência, quando deslocou-se em direção a uma ponte à 200 metros da casa da família. Ao atravessar a ponte, o oficial viu uma pequena estrada de chão bastante íngreme e fechada. O Capitão avistou a menina acompanhada do cachorro caminhando em direção à estrada principal e logo a tomou nos braços. A menina chorava e chamava pelo pai. Iara apresentava bom estado de saúde e foi prontamente encaminhada a seus familiares.

Após o sucesso da operação, o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Charles Vieira agradeceu o apoio dos envolvidos e destacou a importância da união da corporação em momentos como esse. “Trabalhamos muito durante toda a madrugada com vários homens e formas de busca, nos unimos e tivemos êxito, e pudemos entregar a menina a seus familiares com vida. Isso nos deixa muito felizes, afinal, isso é o Corpo de Bombeiros Militar, forte, unido, e sempre alcançando nosso objetivo.”

Soldado BM Alesanco Neves de Farias
Infos Imprensa – 1º Tenente BM Ian Triska (48) 9 9189-7081