O que parecia ser um atendimento normal, com deslocamento de uma vítima ao hospital da cidade, acabou tendo desdobramentos mais graves para o Corpo de Bombeiros de Fraiburgo. Graças à rápida ação dos bombeiros da guarnição do Auto Socorro de Urgência- ASU-353, um princípio de incêndio, que poderia ter se propagado para várias casas vizinhas, foi contido com sucesso, na noite desta quinta-feira, 20.
Passava das 23 horas quando a guarnição do ASU-353 estava em deslocamento para o hospital conduzindo uma mulher vítima de agressão, quando percebeu um princípio de incêndio em uma casa de madeira, na Avenida Lebon Regis, bairro São José, em Fraiburgo. Imediatamente, os socorristas, via Cobom, acionaram apoio da viatura Auto Bomba Tanque- ABTR-46 para o combate às chamas.
Entretanto, o fogo se alastrava rapidamente pela residência de madeira e, com o vento, as chamas começavam a se propagar para as casas vizinhas. Percebendo o risco da situação e sabendo que apenas alguns minutos são suficientes para que um incêndio em edificação de madeira seja irreversível, a guarnição decidiu pedir apoio ao SAMU para a condução da vítima, que já estável e fora de riscos, e decidiu agir para conter o incêndio.
Com uso do extintor da viatura os bombeiros realizaram o primeiro combate às chamas, que iniciaram na cozinha. Também foi necessário realizar a retirada de um botijão de gás P13 já em combustão. Em virtude das proximidades das casas, os vizinhos foram avisados e tiveram de sair das residências até a extinção completa do fogo.
Com a chegada da guarnição do ABTR-46 foi realizado o combate direto às chamas com a montagem de estabelecimento de mangueiras. Somente assim, o incêndio foi totalmente controlado. O ventilador foi acionado para saída do excesso de fumaça do local.
Não houve vítimas, pois não havia morador na casa no momento do incêndio. Mas, se a guarnição não tivesse se deparado e agido rapidamente para extinção parcial das chamas e acionamento dos vizinhos, certamente o sinistro teria tomado proporções muito maiores atingindo as casas da redondeza. Agora, uma perícia será realizada para apontar as causas do incêndio.