Bombeiros e Samu participam de capacitação sobre AVC

O AVC- Acidente Vascular Cerebral é considerado a segunda doença que mais mata e a primeira que incapacita neurologicamente pessoas no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Os dados são alarmantes e por isso, a Organização Mundial de AVC realiza uma campanha mundial para prevenir a doença. O dia 29 de Outubro é considerado o dia Mundial de AVC. Em Florianópolis, o hospital Governador Celso Ramos, um dos hospitais referência no estado para tratamento neurológico, organiza anualmente a campanha.

Na tarde desta segunda-feira (23/10), Bombeiros Militares, profissionais do SAMU e das Unidades de Pronto Atendimento da Grande Florianópolis participaram de uma tarde de capacitação sobre prevenção e atendimento a vítimas de AVC. O encontro faz parte da campanha promovida pelo Hospital Governador Celso Ramos, entre 22 e 29 de Outubro. A médica neurologista Doutora Gladys Lentz Martins, coordenadora da campanha, explica que o rápido atendimento a vítimas de AVC é primordial para salvar vidas e para restabelecer a saúde neurológica dos pacientes. “Por isso, a tarde de hoje é fundamental, para que os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar no estado possam atualizar seus conhecimentos e técnicas para diagnosticar e intervir nos casos de AVC, de maneira rápida e eficaz,” disse.

Atualmente, cerca de 80% dos pacientes neurológicos que dão entrada no hospital Governador Celso Ramos da Capital, são trazidos pelos profissionais que fazem o atendimento pré-hospitalar no estado. Agora, com o atendimento pré-hospitalar integrado entre Samu e Corpo de Bombeiros Militar é fundamental que essa capacitação também seja conjunta, como forma de continuar agregando conhecimento e integrando os profissionais, concluiu a médica.

O coordenador médico do Samu, André Motta Ribeiro, explica que há uma série de protocolos internacionais de atendimento que são seguidos pelos profissionais que realizam o atendimento pré-hospitalar no estado a vítimas de AVC. “Mas, a atualização dos conhecimentos é primordial para a manutenção de um atendimento de qualidade, já que 30% das emergências clínicas do hospital Governador Celso Ramos, são decorrentes de casos neurológicos”, apontou.

A tarde de palestras iniciou com uma apresentação breve do Coronel BM João Batista Cordeiro sobre o trabalho de atendimento pré-hospitalar integrado entre Bombeiros e Samu.

As palestras de hoje foram proferidas pelos médicos neurologistas Dr. Diego Antônio Fagundes e Dra. Lisiane Ganassim.

Confira programação da campanha. clique aqui

Texto: Krislei Oechsler-Jornalista

Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM