PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (365 palavras)

Bombeiros de Florianópolis fazem resgate em área remota

 

 

Na última sexta-feira, 28 de maio, o Grupamento de Busca e Salvamento do 1ºBatalhão de Bombeiros Militar, Florianópolis, foi acionado para uma ocorrência de busca terrestre e primeiros socorros no Morro do Cambirela, município de Palhoça. Um grupo de excursionistas das cidades de Criciúma e Siderópolis, contando com cerca de 20 pessoas, regressava do cume da montanha quando a Sra. Adriana Gava Burigo sofreu uma queda e sofreu uma lesão na região do tornozelo esquerdo. No primeiro momento, o grupo que contava com três guias, tentou fazer uma imobilização e o transporte da vítima. Sem sucesso devido a complexidade da situação e ao local de área remota, contactaram o Corpo de Bombeiros Militar.

 

A guarnição da viatura ATM-85, composta pelo 3º Sargento BM Ricardo, Cabo BM Porto e Soldado BM Wiese, foi acionada para prestar os primeiros socorros e providenciar o resgate da vítima, às 19h. Com contato telefônico, a primeira providência foi solicitar a localização exata do grupo, informada através do aplicativo WhatsApp. Outro aplicativo que auxiliou à guarnição foi o ViewRanger, que oferece mecanismos de navegação e orientação ao usuário. Ambos são gratuitos e dependem apenas de uso de dados.

 

A vítima se encontrava no ponto S27°42`27,9" W48°40`28,7", há cerca de 1500 metros da área de acesso e a 197 metros de altitude. Providenciada a imobilização da vítima, a guarnição traçou duas opções de atuação. A primeira seria o pernoite no local e esperar pela luz do dia ou o apoio de uma aeronave. Considerando que a maior parte do percurso já havia percorrida, a outra opção era descer. Utilizando maca tipo envelope e com o apoio de alguns integrantes do grupo, a equipe removeu a vítima pela trilha, formada por barrancos e trechos acidentados, iluminados apenas as luzes das lanternas. A operação de resgate durou cerca de três horas, sendo que somente a descida foi uma hora e meia. O percurso total foi de 3,17km, sendo que alguns trechos a declividade é maior que 45º.

 

Após o sucesso da operação, a Sra. Burigo foi atendida por seu filho, médico ortopedista, que informou tratar-se de duas fraturas na região da articulação do tornozelo.

 

 

Créditos: 1° BBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193