Bombeiros Comunitários do 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM) participaram de um treinamento intensivo em Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Ao todo, 32 bombeiros comunitários participaram da capacitação, que teve uma carga horária de 8 horas. As instruções foram repassadas no sábado, 22, em São Miguel do Oeste.
Organizado pela Coordenação do Serviço Comunitário, o treinamento teve como objetivo preparar os participantes para atuarem de forma mais eficiente e segura no apoio às equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em ocorrências reais.
Durante a capacitação, foram repassados protocolos essenciais de APH, abordando desde o atendimento primário e secundário até o tempo em cena. Além disso, os participantes receberam instruções sobre o atendimento a casos de trauma e clínicos, combinando teoria e prática para melhor assimilação dos conteúdos.
A aplicação prática do conhecimento ocorreu por meio de simulações realísticas, que desafiaram os bombeiros comunitários a tomarem decisões rápidas e eficazes, proporcionando uma experiência próxima à realidade das ocorrências diárias atendidas pelo CBMSC.
De acordo com os bombeiros do 12º BBM, capacitações como essa são fundamentais para garantir que os bombeiros comunitários estejam preparados para atuar em conjunto com as equipes militares, oferecendo um serviço de qualidade e excelência à comunidade.