PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (518 palavras)

Bombeiros combatem a incêndio de grandes proporções em São José

 

 

ASSISTA AQUI as imagens aéreas feitas pelo Arcanjo-01. 

 

Acionada no início da manhã desta quinta-feira (14/04), a Guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de São José (sede do 10° Batalhão) atendeu a um incêndio em uma empresa de armazenamento de medicamentos e produtos de higiene, do Grupo Dimed, às margens da BR-101, KM 207.

 

De acordo com o Comandante da unidade, Tenente Coronel BM Alexandre Corrêa Dutra, no auge da operação um total de 40 militares foram empregados, entre eles, bombeiros em horário de folga que residem nas proximidades vestiram a farda e apresentaram-se no local para ajudar. Foram acionados 10 caminhões, além de caminhonetes, ambulâncias e viaturas administrativas. Destas, destacam-se algumas viaturas especiais, como Auto Escada Mecânica, carretas de abastecimento de água e o Auto Posto de Comando (APC-01) - da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI).

 

Foram mobilizadas viaturas e efetivo da área do 10° Batalhão: São José, Biguaçu, Palhoça; e da área do 1° Batalhão (Florianópolis) da área continental e Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). A ação contou ainda com ao apoio da Polícia Militar, Guarda Minicipal de São José, Defesa Civil Estadual e Municipal, além a da operadora Autopista Litoral Sul.

 

“O grande risco deste combate é o risco de colapsamento, nossas equipes precisaram recuar em determinado momento pois a estrutura do telhado veio abaixo em vários pontos”, explica o Tenente Coronel BM Corrêa. Ele complementa que um militar feriu-se na operação e foi conduzido ao hospital, mas passa bem.

 

Conforme o Perito de Incêndio do 10° BBM, 1° Tenente BM Oscar Washington Barboza Júnior, o laudo que aponta as causas mais prováveis do incêndio e suas circunstâncias leva me média 20 dias úteis para ficar pronto. “Fizemos uma avaliação inicial e será necessário aguardar todo o rescaldo para ter segurança no acesso ao local. Como os trabalhos ainda dependem de apoio para remoção dos escombros, o tempo para o laudo poderá ser estendido”, explica o oficial.

 

Equipes do CBMSC permanecem no local. A previsão é de que o rescaldo ainda possa levar mais um ou dois dias, pois ainda há material aquecido no local. Ainda não há uma estimativa de quantos litros de água foram utilizados na ação, pois a operação ainda está em andamento, levando em consideração todos os caminhões empregados e a reserva técnica de incêndio de alguns edifícios das imediações.

 

 

Como acompanhar as ocorrências do CBMSC

 

A imagem abaixo, gerada pelo aplicativo Firecast Comunidade, mostra o horário do acionamento da ocorrência (às 06h27, quando o solicitante telefonou para o 193 comunicando o incêndio) e as primeiras viaturas empregadas. O aplicativo é aberto ao público e traz informações sobre os atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar. “O cidadão pode saber se já telefonaram para o número 193 e ver se as viaturas estão a caminho, por exemplo, tudo pelo celular ou tablet”, explica a Gestora do Sistema E-193, 1° Tenente BM Kretzer. Para fazer download do aplicativo e saber mais, CLIQUE AQUI.

 

 

 

Créditos: CCS do CBMSC – Soldado BM Maria Gabriela – Soldado BM Jackson Jacques

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193