PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (444 palavras)

Bombeiros Catarinenses participam de curso nos EUA

Durante a primeira quinzena do mês de dezembro, dois Bombeiros Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina participaram de curso de resgate veicular na cidade de Glen Burnie, no Estado de Maryland, nos Estados Unidos.

Representaram a corporação o 2º Tenente BM Bruno Lazarin Koch da sede do 11º Batalhão (Joaçaba) e o Soldado BM Willian Paredes Barreto (Água Doce). Outros doze brasileiros estiveram na turma, oriundos dos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amapá e Ceará.

 

 

O curso, denominado Developing Instructional Techniques Holmatro Rescue, foi realizado nas instalações da fábrica da Holmatro nos EUA. Com uma carga de 40 horas/aula, funcionou com o suporte da NFPA 1401 - Recommended Practice for Fire Service Training Reports and Records e NFPA1670 Standard on Operations and Training for Technical Search and Rescue Incidents (Level Operations). Todas as instruções foram ministradas pelo Sr Tyler Harding, Gerente da Holmatro nos EUA e pelo Sr Óscar Campillo, Instrutor Holmatro que também atua como Assessor na World Rescue Organisation e na Associação Latinoamericana de Resgate Veicular.

 

 

Durante os treinamentos foram abordados temas como gestão e técnicas de ensino para instrutores de resgate veicular, hidráulica básica e princípios de operação dos equipamentos, construção veicular moderna, funções dos componentes de equipes de resgate, novos protocolos de resgate, novas técnicas e doutrinas de extração de pacientes, dentre outros. Os participantes foram submetidos a provas práticas e teóricas, tendo inclusive que ministrar aula acerca de temas propostos pela equipe de instrução.

Foram possibilitadas ainda duas visitações durante o curso. A primeira realizada na fábrica, acompanhada pelo Sr John Freeburger, gerente da planta nos EUA. Nesta oportunidade os alunos puderam verificar todo o processo de fabricação de equipamentos e ferramentas Holmatro.

 

 

A outra visitação foi realizada na 1ª Estação de Bombeiros de Baltimore. No local o objetivo era conhecer a viatura denominada Rescue 1, a segunda viatura que mais atende ocorrências nos EUA. A conclusão do projeto para montagem da referida viatura durou dois anos. Conta com um verdadeiro arsenal de equipamentos para operações de resgate veicular, espaço confinado, salvamento em altura e primeira intervenção em incêndios. Somente neste caminhão há nove motobombas a combustão, tendo ainda diversas motobombas elétricas e manuais.

Para os participantes, o curso foi uma grande oportunidade para conhecer outra realidade operacional de bombeiros. Foi possível perceber que é possível alcançar excelentes padrões operacionais com a doutrina que está sendo disseminada no território brasileiro pela Comissão Nacional de Salvamento Veicular e por algumas corporações militares.

 

 

Créditos: 2º Tenente BM Bruno Lazarin Koch - Comandante Interino da 1ª/11ºBBM

  

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193