BOMBEIRO MILITAR DO CBMSC PARTICIPA DO RESCUE DAYS NA ALEMANHA

Na terça-feira, 19, o tenente Levi Garcia Ribeiro, comandante do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Gaspar, e membro da Coordenadoria de Resgate Veicular, embarcou para a Alemanha com uma delegação de bombeiros de vários Estados do país, para realizar uma visita técnica na fábrica da empresa Magirus e para participar do evento Rescue Days.

Ao chegar no país, o grupo formado por oito bombeiros foi recebido por representantes da Weber Rescue Systems, e o roteiro teve início com o deslocamento para a cidade de Ulm, onde se encontra a instalação da fábrica de caminhões de bombeiros Magirus, a qual forneceu recentemente para o CBMSC duas Auto Escadas Mecânicas (AEM), entregues na solenidade do último dia 26.

Na oportunidade, foram apresentadas as instalações da empresa, o método de produção e fabricação de caminhões com certificações de cabine para segurança dos bombeiros, estruturas de compartimentos para materiais padronizados e tecnologias embarcadas. Ao final da visita, o grupo foi recebido pelo CEO da Magirus, Thomas Hilse, o qual agradeceu a presença de todos e comentou sobre o seu apreço pelo Brasil.

Da esquerda para a direita: subtenente BM Nascimento (CBMDF), tenente BM Heitor (CBMGO), coronel BM RR Rodrigues (CBMSP), Marco Aurélio (SOSSUL), Bill (SOSSUL), César (SOSSUL), Thomas Hilse (Magirus), tenente BM Peçanha (CBMES), capitão Olesh (CBMPR), tenente BM Levi (CBMSC), Ralf (Magirus), bombeiro voluntário Neilor (BVSC), tenente BM Flora (CBMSP), capitão BM Koitsi (CBMSP) e major BM Zajac (CBMPR).

Após a visita, o grupo pernoitou em Ulm e deslocou para a cidade de Nohfelden, onde foi realizado o Rescue Days, às margens do lago Bostalsee, em um espaço com mais de 60.000 m2 com áreas de treinamento, feira de exposições de equipamentos, área de alimentação, entre outras estruturas. Após a abertura, cada grupo foi dividido em sete estações: impacto traseiro; crossramming; veículos elétricos; carro sobre barreira. carro abaixo de caminhão, resgate com correntes; elevação e estabilização de cargas.

O Rescue Days é o maior evento mundial de resgate veicular e ocorre há 20 anos em locais diferentes na Alemanha. As novas tecnologias e a variedade de veículos que fazem parte do tráfego rodoviário colocam constantemente os bombeiros perante novos desafios, e para estar preparado nessas situações, é necessário treinar os mais variados cenários de acidentes e adquirir conhecimento sobre a tecnologia utilizada. A capacitação abrangeu veículos leves, pesados e elétricos, onde os participantes puderam aprender novas técnicas de resgate e trocar experiências com participantes de todo o mundo, engrandecendo ainda mais o treinamento.

"Foi uma grande oportunidade representar o CBMSC no Rescue Days e poder compartilhar experiências com bombeiros do mundo afora, durante a execução das oficinas, pude perceber que o Resgate Veicular na nossa Corporação está alinhado com as técnicas mais atuais nessa área do conhecimento bombeiril, graças ao empenho e desenvolvimento da atividade por meio de treinamentos, cursos e desafios de resgate veicular. Assim como a dinâmica dos sinistros de trânsito mudam conforme os tipos de veículos, tecnologia envolvida e grau de complexidade, é nosso dever buscar o aprimoramento constante", afirma o tenente Levi.

Texto: soldado Victor Hugo Amaral
Imagens: tenente Levi Garcia Ribeiro
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.