BOMBEIRO MILITAR DE FLORIANÓPOLIS REALIZA PARCERIA COM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E AUXILIA CAPACITAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO E ATENDIMENTO A PRIMEIROS SOCORROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Entre os dias 13, 16 e 27 de setembro a equipe de plantão do quartel central, em Florianópolis, recebeu as turmas de formação em primeiros socorros de profissionais de núcleos de educação infantil da rede de ensino da Prefeitura de Florianópolis.

Durante as visitas no quartel, as equipes interagiram com os educadores, explicando um pouco mais sobre o trabalho do CBMSC, EPIs, tipos de ocorrências, áreas de atuação e passando orientações sobre a primeira resposta dada em caso de sinistros.

Essa visão prevencionista é destacada pelo subtenente Angelo Volpato, comandante do quartel central, "a interação entre educação e bombeiros é fundamental, pois são esses professores que irão dar a primeira resposta no caso de um sinistro, atendimento de primeiros socorros, até mesmo um princípio de incêndio ou necessidade de evacuação da unidade de educação. Com a capacitação, esses educadores estão mais preparados e resilientes para esse primeiro atendimento."

Para o professor e bombeiro comunitário, Charles Schnorr, coordenador de prevenção da Secretaria Municipal de Educação (SME), essa capacitação constrói com os participantes conceitos sobre as noções de como procederem no caso de emergências e de acidente no cotidiano da comunidade escolar. Convulsões, engasgamento e intoxicações são alguns dos assuntos abordados.

A secretária de educação e também professora de educação infantil, Fabrícia Souza, destaca que ao longo da formação, os 3 grupos com aproximadamente 100 profissionais da educação infantil, além dos conceitos e conhecimentos preventivos, também realizaram uma importante visita ao quartel do CBMSC do centro, onde acompanharam a realidade das unidades de combate a incêndio e resgate, inclusive sendo apresentadas aos equipamentos, viaturas e técnicas usadas pelos profissionais do 1° Batalhão de Bombeiros Militares.

Texto: subtenente Ricardo Angelo Volpato
Imagens: bombeiro comunitário Charles Schnorr