PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (535 palavras)

BOA REALIZA TRANSPORTE AEROMÉDICO DE PACIENTE POLITRAUMATIZADO COM A AERONAVE ARCANJO-06

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de SC, realizaram na presente data o transporte aeromédico de um adulto do município de Rio Verde, no estado de Goiás, para Jaguaruna, estado de Santa Catarina. 

O pedido deste transporte de repatriamento foi encaminhado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) ao médico regulador de voo (MRV), profissional do SAMU Aeromédico de SC, que é o responsável pela coordenação dos voos dos Arcanjos juntos às equipes de voo (pilotos bombeiros militares, médicos e enfermeiros de voo do SAMU Aeromédico de SC).

Após a análise da viabilidade do transporte, levando em consideração o quadro clínico do paciente, municípios de origem e destino do voo, meteorologia, dentre outros aspectos que precisam ser considerados, o Arcanjo-06, avião empregado nesta missão, decolou às 08h16min da manhã de Florianópolis (horário local), pousando às 11h07min em Rio Verde-GO (horário local), sendo o paciente transferido do Hospital Estadual da Região Sudoeste para o Hospital Regional de Araranguá, para continuar o seu tratamento em virtude do acidente ocorrido fora do estado de Santa Catarina.



Se o transporte fosse realizado via terrestre levaria cerca de 24h de deslocamento e poderia piorar as condições do quadro clínico do paciente, tornando-se onerosa e inviável. A distância a ser percorrida só em um trecho, sem considerar a ida e volta, é de cerca de 1.600 km.

Para este tipo de transporte aeromédico, o CBMSC conta com uma aeronave pressurizada, um KingAir, modelo C90Gti, matrícula PS-TAH, denominado "Arcanjo-06", locada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), de modo a atender pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O transporte aeromédico representa importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios e se torna um diferencial para atender aqueles pacientes que não suportam longos traslados via terrestre.



O comandante da aeronave, capitão Fábio Fraga, destacou "que mesmo em dias como este, em que a meteorologia está instável em Santa Catarina, pelo fato da saída do voo ser em um aeroporto que permite operar pousos e decolagens por instrumentos e por operarmos uma aeronave moderna e segura locada pela SES, é que o voo foi possível ser realizado. Ademais, enfatizou e parabenizou a boa coordenação da equipe de saúde conjuntamente com os tripulantes do BOA que participaram do planejamento e da organização da missão".

Finalizando, ressalta-se que os atuais transportes aeromédicos são humanizados por permitir que um familiar acompanhe o voo. Fato que ocorreu neste voo.


Créditos:
Texto: Batalhão de Operações Aéreas
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193