BOA REALIZA TRANSPORTE AEROMÉDICO COM O EMPREGO DE INCUBADORA

Na semana do dia 21, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o SAMU Aeromédico de Santa Catarina realizaram o transporte aeromédico de um recém-nascido (RN) prematuro mediante a utilização de incubadora instalada no helicóptero Arcanjo-01.

A aeronave decolou às 09h36min de sua base em Florianópolis rumo ao Hospital Municipal e Maternidade Ruth Cardoso no município de Balneário Camboriú, pousando nesta localidade às 09h59min.

A tripulação foi composta pelos pilotos major Jair Pereira dos Santos Júnior e major Bruno Azevedo Lisbôa, a médica de voo Dra Daíse Müller e o enfermeiro de voo Fabiano do Prado Bueno.

A equipe de saúde desembarcou diretamente no hospital, recebeu o paciente e às 10h53min iniciou o voo para o destino, Hospital Regional Deputado Afonso Guizzo (HRA) em Araranguá, pousando às 12h.

Este tipo de missão com o emprego da aeronave de asa rotativa se mostrou mais ágil, trazendo benefício para o paciente transportado, pois permitiu que a equipe aeromédica fizesse a transferência do paciente leito a leito, sem a necessidade do emprego de apoio de ambulâncias terrestres.As questões logísticas também devem ser consideradas na decisão sobre qual o melhor recurso a ser empregado para cumprir a demanda solicitada.

A título de comparação, se o mesmo voo fosse realizado com o emprego de aeronave de asa fixa, o avião teria que pousar em Navegantes, aeroporto mais próximo a Balneário Camboriú e, posteriormente, no destino, o pouso teria que ser em Jaguaruna, já que o aeroporto mais próximo, o de Forquilhinhas em Criciúma, encontra-se fechado para obras.

A saber, o tempo de uma ambulância via terrestre de Balneário Camboriú para Navegantes é de cerca de 50 minutos, tempo equivalente ao trecho via terrestre de Araranguá para Jaguaruna.

Desta forma, mesmo o helicóptero tendo uma velocidade de cruzeiro menor do que o avião, foi possível obter o cumprimento da missão de forma mais rápida, ao evitar esses deslocamentos por terra com as ambulâncias.

Vale mencionar que nem sempre será possível realizar este tipo de missão com o emprego do helicóptero, já que as aeronaves de asa rotativa do serviço têm como sua função principal o atendimento de ocorrências primárias. Questões meteorológicas também influenciam na decisão sobre qual recurso será empregado.

Em síntese, o BOA do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o SAMU Aeromédico de SC buscam incessantemente melhor atender à população, seja com o melhor emprego de cada tipo de aeronave, dependendo de cada circunstância/missão envolvida, seja pela busca constante de aquisição dos materiais mais modernos empregados no mercado. Como exemplo, citamos a aquisição recente de novas bolsas STABLE TECH para o transporte do sangue total, que permitirão mais segurança para o deslocamento do sangue total para as ocorrências no atendimento pré-hospitalar, uma vez que garantem temperatura interna constante, contando com tecnologia já empregada no transporte aéreo comercial de substâncias termossensíveis.

Texto: tenente Leandro Grande Cenedesi
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.