PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (618 palavras)

BOA REALIZA MISSÕES SIMULTÂNEAS COM O EMPREGO DE DOIS AVIÕES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o SAMU Aeromédico de SC, realizaram missões simultâneas com o emprego e ativação de dois aviões no dia 29 de Março.



Foram realizados na presente data dois transportes aeromédicos e a remoção de uma mulher para transplante de órgão.

Os pedidos de transportes aeromédicos, via de regra, entram via Central Estadual de Regulação Inter-Hospitalar para o Médico Regulador de Voo do SAMU Aeromédico de SC.

Hoje, foram realizados dois transportes aeromédicos, sendo o primeiro o transporte de uma criança com necessidade de tratamento especializado, de Chapecó para Lages. E, ato contínuo, ao término da primeira missão, a aeronave decolou para Navegantes para dar início ao segundo transporte, o qual foi de uma criança que precisou ir para Lages para internação em UTI Pediátrica.



As missões aeromédicas são planejadas e coordenadas pelo médico regulador de voo, médico e enfermeiro de voo e a equipe de pilotos da aeronave, de modo a buscar a otimização dos recursos empregados e atender aos pedidos com a agilidade e segurança que os casos requerem.

Se esses transportes fossem feitos via terrestre, seriam necessárias muitas horas de deslocamento, que poderiam piorar as condições clínicas dos pacientes, tornando-se onerosos e inviáveis por manterem Unidades de Suporte Avançado (USAs) empenhadas nessas remoções, desguarnecendo por muitas horas suas cidades de origem, impossibilitando, assim, atendimentos emergenciais que possam ocorrer.

O transporte aeromédico representa importante meio de auxílio nas remoções inter-hospitalares. Por meio dele, é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios e se torna um diferencial para atender aqueles pacientes que não suportam longos traslados via terrestre.

Enquanto o Arcanjo-04 estava empenhado nos transportes aeromédicos mencionados, o médico regulador de voo do SAMU Aeromédico de SC recebeu um pedido para remoção de uma feminina adulta do município de São Bernardino-SC, localizada no oeste do estado, a qual estava na fila de espera por um fígado. Hoje, ao surgir um doador compatível e, para que ela pudesse receber o órgão a tempo, considerando o tempo de isquemia do órgão , o Arcanjo-06 foi acionado com uma tripulação extra e decolou para esta missão.



Ressalta-se que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o SAMU Aeromédico de SC, mediante o emprego das aeronaves de asa fixa (aviões) puderam atender a todos os pedidos de apoio no dia de hoje, o que mostra a qualidade e prontidão da prestação de um serviço público de saúde que é direcionado ao cidadão.

Todos os 03 voos realizados hoje tiveram a presença de um familiar acompanhando o voo, mostrando a humanização do serviço, ao permitir que um ente conhecido acompanhe o voo.

Por fim, ao longo destes 13 anos de existência já foram realizados mais de 2.200 transportes aeromédicos e mais de 100 transportes de órgãos.


Créditos:
Texto: tenente Leandro Grande Cenedesi
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193