BMs de Araranguá recebem homenagens na Assembleia Legislativa

A última semana foi especial para dois Bombeiros de Araranguá. Os Cabos BM Tiago Anastácio Pereira e Willian Becker Donadel receberam homenagens pelo desempenho realizado durante o atendimento de uma ocorrência no final do ano de 2017.

Os Bombeiros receberam homenagens na câmara de vereadores de Araranguá, sendo a moção indicação do vereador Luciano Pires. Os militares também foram agraciados na capital catarinense, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Onde na ocasião, foram homenageados pelo ato de bravura, indicação que partiu do Deputado Estadual Dóia Guglielme.

Entenda a ocorrência:

Mais um caso de tentativa de suicídio teve um final feliz. Em Araranguá, Sul do estado, no domingo (17/12/2017). Passava das 22h30 quando os Bombeiros Militares Cabos Tiago Anastácio Pereira e Willian Becker Donadel, voltavam de uma ocorrência em Maracajá e se depararam com um policial militar de folga pedindo auxílio para socorrer um homem de 27 anos, que tentava se jogar da ponte sobre o Rio Araranguá, localizada no antigo traçado da rodovia BR-101, no bairro Barranca.

Ao se aproximarem do homem que estava apoiado na mureta de proteção e prestes a se jogar no Rio Araranguá, os Bombeiros iniciaram uma conversa que durou aproximadamente 20 minutos. “Em nove anos de serviço no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, esta foi a primeira ocorrência que atendi deste tipo, mantemos certa distância, sentei em uma mureta para conversar e ganhar a segurança e confiança dele. Foi um momento tenso, pois não sabíamos o motivo dele estar ali e qualquer movimento brusco de nossa parte poderia mudar o desfecho da ocorrência”, disse Tiago.

O homem estava decidido a se atirar ao rio, quando num momento de distração os Bombeiros conseguiram segurá-lo e o trouxeram para local seguro, sobre a pista de rolamento.

“Neste tipo de ocorrência a vítima não tem noção das consequências de seus atos, mesmo com muita conversa, não conseguimos fazer com que ele desistisse de se jogar da ponte e tivemos que tomar uma atitude extrema, utilizando da força física para agarrá-lo e removê-lo do guarda corpos, que era o último obstáculo entre a vítima e o suicídio”, ponderou Donadel, que em sete anos de atuação no Corpo de Bombeiros de SC também nunca havia atendido uma ocorrência do tipo.

Estiveram presentes durante as homenagens o Comandante do 1º pelotão de Bombeiros Militares com sede em Araranguá, o Tenente BM Bianchi, Chefe do Estado-Maior geral do CBMSC, o Coronel Corrêa.

Créditos: B5 da 3ª/4º BBM