PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (368 palavras)

BINÔMIO DO BATALHÃO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ É CERTIFICADO PARA BUSCAS EM ÁREAS URBANAS

No Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a dupla entre bombeiro militar e cão de busca é chamada de binômio. A partir do momento que o condutor assume a função, após ser certificado como cinotécnico, passa a conviver 24 horas com o cão e a treinamentos diários, inclusive aos finais de semana. 

Ainda filhote, com poucas semanas, o cão passa a morar com o tutor e a recebe os primeiros ensinamentos.

O cabo Genivan Küll e o cão Nick são os primeiros do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13º BBM) a serem certificados para atuar em ocorrências de busca rural por vivos e restos mortais. Agora a dupla está certificada e apta a atuar também em ocorrências de busca urbana.



Entre os dias 11 a 13, na cidade de Tijucas, aconteceu a Certificação Nacional de Cães, a qual contou com provas específicas com as seguintes categorias: busca urbana, por varredura de área para encontrar vítimas vivas e restos mortais.

Os cães passaram também por alguns exercícios, entre eles: de obediência, alerta, direção, controle, agilidade e respondendo aos comandos de seu tutor. 



Cães que trabalham para o CBMSC são treinados para ajudar no resgate de pessoas em situações extremas, cenários complexos e perigosos, geralmente sob pressão e em condições difíceis.



Esses cães são muito importantes para a corporação, pois têm habilidades específicas que ajudam no trabalho de busca e resgate. Eles possuem um olfato muito apurado, que é capaz de localizar pessoas em áreas devastadas de maneira muito mais rápida e precisa do que os seres humanos.


Créditos:
Texto: cabo Joyce Cristina Kaiber De Abreu
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193