PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (387 palavras)

BATALHÃO DE TUBARÃO REALIZA TREINAMENTO DE RESGATE VEICULAR

Entre os dias 08 e 17 de agosto, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), com sede em Tubarão, realizou no quartel de Capivari de Baixo o treinamento de resgate veicular (TRVE). Na ocasião, houve a divisão do corpo discente em duas turmas, cada uma com carga horaria de 24 horas/aula. 



O treinamento foi ministrado pelo tenente Rocha e pelo sargento Edmar, ambos de Tubarão, pelo sargento Ewerton, de Capivari de Baixo, e pelo sargento Tiago, de Armazém. Todos possuem o curso de instrutor de resgate veicular.

Ao todo, participaram do treinamento 36 bombeiros militares, dos quartéis de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Imbituba, Laguna, Lauro Müller, Orleans, São Ludgero e Tubarão, bem como quatro integrantes do 4º BBM (Criciúma).



No primeiro dia, ocorreram palestras com o Subcomandante-Geral, coronel Hilton de Souza Zeferino, e com o capitão Bruno Lazarin Koch sobre a atividade de resgate veicular no estado catarinense e sobre o CBMSC como referência no cenário brasileiro. Em seguida, foi iniciada uma revisão teórica, com foco na rotina de resgate, abordagem e avaliação da vítima e gerenciamento de risco. Posteriormente, foi possibilitado aos bombeiros oficinas de estabilização, criação de espaço interno e retirada em ângulos.  



No dia seguinte, foram realizados diversas oficinas com objetivo de criar cenários que proporcionem ao efetivo desenvolver técnicas de resgate veicular diante das adversidades existentes na área do batalhão. Além disso, integra as ações de atualização e padronização de procedimentos operacionais, implantadas em Santa Catarina de acordo com a diretriz operacional vigente da corporação.


 
Ao final do treinamento, os alunos realizaram um simulado de ocorrência de resgate veicular, nos mesmos moldes das competições já realizadas dentro do CBMSC.


Créditos:
Texto: sargento Rafael Medeiros Martins
Imagens: Divulgação CBMSC/sargento Edmar Feliciano de Oliveira
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193