PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (605 palavras)

Batalhão de Operações Aéreas realiza entrega de novo equipamento

 

No dia, 13, quinta-feira, o helicóptero Arcanjo-03 (PR-BNU), o qual encontra-se baseado na 2ª/BOA, na cidade de Blumenau, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e que atua em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), iniciou as atividades com a utilização do equipamento "kit aeromédico". A data foi marcada pela apresentação formal do equipamento à sociedade e contou com a presença de autoridades como o Governador do Estado, Senhor Carlos Moisés da Silva, e do Secretário Estadual de Saúde, Senhor André Motta Ribeiro.

Com investimentos de aproximadamente R$ 100.660,00, o equipamento foi adquirido em parceria com a Casa Civil do Estado de Santa Catarina. Ele permitirá a prestação de socorro e transporte de pacientes nas emergências, bem como permitirá que a aeronave tenha o serviço aeromédico homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Ministério da Saúde, garantindo assim mais conforto, segurança e agilidade no atendimento das vítimas durante as ocorrências.

 

1805 BOA


O Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, destacou que a estrutura que, a partir de agora, será utilizada nas ocorrências envolvendo as aeronaves, oferece uma maior chance de sobrevida aos pacientes e atende uma das missões prioritárias do Estado que é a preservação da vida. "Esses equipamentos trazem uma condição de sobrevida muito maior, além de mais segurança e conforto a quem opera e presta socorro. O resultado é um serviço de mais qualidade e a condição de salvarmos mais vidas", ressalta o governador.

 

1805 BOA 1

 

Equipamento kit Aeromédico

O kit aeromédico é um conjunto de aparatos que incrementa os trabalhos de resgate e transporte de pacientes. O produto é resultado do atendimento das necessidades nas missões, o qual melhora a atividade desenvolvida. A aeronave poderá realizar, salvamentos, resgates e transporte de pacientes aos hospitais, como também o atendimento primário e secundário com diversos equipamentos de saúde devidamente acomodados no interior do cockpit da aeronave. Com a utilização do equipamento, é possível otimizar a gestão dos recursos humanos necessários para operar as aeronaves. O "upgrade" reafirma que a unidade está sempre em busca da melhoria do serviço e da atualização dos equipamentos e da tripulação.

 

1805 BOA 4

 

1805 BOA 2

 

Apresentação de equipamentos já utilizados pelo BOA no serviço diário

Na oportunidade, o Governador do Estado e o Secretário de Estado da Saúde acompanharam a explicação técnica sobre os equipamentos já utilizados pelas equipes das aeronaves Arcanjos, a qual foi conduzida pelo comandante do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente-coronel BM Sandro Fonseca. Entre os itens, está um compressor torácico automatizado, no modelo Lucas 03, que realiza compressões para ressuscitação cardiopulmonar, atuando como um “socorrista adicional”, trazendo maior autonomia para as equipes de trabalho. O BOA é uma das primeiras unidades aéreas a ter este equipamento nas aeronaves e foi o primeiro a adquirir este modelo no Brasil. "Este equipamento facilita o trabalho da equipe médica e amplia as chances de sobrevivência em um paciente em parada respiratória", exemplifica o militar.

 

1805 BOA 3

 

Na oportunidade foram apresentadas duas macas-bolha para o transporte de pacientes com infecções respiratórias, muito utilizadas para transportes da Covid-19. "Elas ajudam a evitar o contágio e diminuem as chances de contaminação da própria aeronave, facilitando a assepsia e trazendo segurança para todos", explica o comandante do BOA.

 

1805 BOA 5

 

Esse é mais um importante passo para nossas atividades, as quais busca o aprimoramento e a melhoria constante do serviço prestado à comunidade catarinense!


Créditos:
Texto: 1º Tenente Daldrian Scarabelot
Imagens: Ricardo Wolff
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193