PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (341 palavras)

BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS PROMOVE O TERCEIRO COMANDANTE DE ASA FIXA

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promoveu, na presente data, 22, à função de comandante de avião o tenente Leandro Grande Cenedesi, tornando-se o terceiro comandante de asa fixa formado no batalhão. 



Por ser uma Unidade Aérea Pública (UAP), segue o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 90, que trata sobre os "Requisitos para Operações Especiais de Aviação Pública". Portanto, após o cumprimento dos treinamentos regulamentares previstos, o referido oficial piloto concluiu a última fase da ascensão técnica.

O BOA, em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), realiza desde 20 de janeiro de 2010 a prestação de serviços por meio das aeronaves "arcanjos" (aviões e helicópteros).

A atual frota de aviões do batalhão é composta por 03 (três) bimotores turboélices, sendo 02 (dois) Carajá e 01 (um) KingAir C90 Gti. Porém, as operações de avião começaram com o emprego de um Cessna modelo 206H e um Cessna modelo 210N, aeronaves monomotoras a pistão e de pequeno porte, ambas advindas para o BOA na qualidade de fiel depositário.

Com o início das operações de asa fixa no estado no ano de 2014, observou-se a existência de uma expressiva demanda reprimida.



Hoje, final do ano de 2022, por exemplo, somam mais de 2.100 (dois mil e cem) transportes aeromédicos realizados, sendo que os aviões ainda são empregados em transporte de órgãos (em apoio a SC Transplantes), transporte de materiais, como vacinas, respiradores, largamente empregados durante o período da pandemia, de equipes em apoio aos demais órgãos do estado, dentre outras. 


Créditos:
Texto: tenente Leandro Grande Cenedesi
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193