PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (499 palavras)

BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS FORMA NOVOS TRIPULANTES OPERACIONAIS

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou na sexta-feira, 03, na sede do hangar do Governo do Estado, a formatura do 6º Curso de Tripulante Operacional.

1312 BOA

O Curso de Tripulante Operacional (CTOp) foi realizado no período de 04 de outubro a 03 de dezembro de 2021, com carga horária total de 340 horas/aula. Após rigoroso processo seletivo, que contou com trinta candidatos, doze alunos foram selecionados e iniciaram o curso, sendo que apenas sete concluíram com aproveitamento, contendo três do estado de Santa Catarina, dois do Mato Grosso do Sul, um da Paraíba e um de Rondônia, os quais demonstraram proficiência técnica e adaptação às operações aéreas.

1312 BOA 1

A formação tem a finalidade de habilitar o bombeiro militar para a realização da atividade de resgate, busca, salvamento, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios com o uso de aeronaves, oferecendo conhecimentos técnicos e especializados para o desempenho nas operações aéreas do CBMSC, em consonância com o regulamento brasileiro de aviação civil nº 90, da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

Durante o treinamento, os novos tripulantes operacionais receberam instruções de diversos profissionais que atuam nas operações aéreas como pilotos, médicos, enfermeiros e tripulantes operacionais. Durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade de realizar um estágio supervisionado, acompanhando em voo o atendimento de ocorrências reais.

Alteração da cor do macacão de voo do Batalhão de Operações Aéreas.

O macacão de voo utilizado pelo Batalhão de Operações Aéreas é um Equipamento de Proteção Individual (EPI), fabricado em tecido NOMEX, o qual é formado por fibras resistentes às chamas.

O BOA realizou um estudo com o objetivo de aprimorar a segurança operacional, principalmente nas operações de busca, resgate e salvamento, pois, a coloração "azul ferrete" dos antigos macacões, dificultava a visualização dos tripulantes em solo, por apresentar pouco contraste em relação à vegetação.

Nesta análise, foi proposta a adoção do macacão de voo na coloração laranja, por apresentar grande contraste, favorecendo a visualização da tripulação em solo, contribuindo, desta forma, para incremento na segurança das operações.

O estudo foi analisado e aprovado pelo Estado Maior-Geral do CBMSC, sendo definida a coloração laranja para os macacões de voo do BOA, através da portaria nº 457 de 24 de agosto de 2021.

1312 BOA 4

Na oportunidade, pela primeira vez, pilotos e tripulantes operacionais estão utilizando o novo macacão de voo, na coloração laranja, que foram adquiridos por meio de pregão eletrônico com recursos descentralizados pela Defesa Civil Estadual.

Conforme prevê a portaria, continuará ocorrendo a utilização do macacão de voo azul, até que haja a substituição de todas as unidades, que se dará de maneira gradual.

 

Créditos:
Texto: B5 do BOA
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193