PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (555 palavras)

BATALHÃO DE ITAJAÍ REALIZA SOLENIDADE EM COMEMORAÇÃO AOS 97 ANOS DO CBMSC

No dia 26 de setembro de 1926, um marco na história da segurança pública de Santa Catarina foi estabelecido com a inauguração da Seção de Bombeiros da Força Pública na rua Tenente Silveira, no coração de Florianópolis. Hoje, 97 anos depois, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) não apenas combate incêndios, mas desempenha um papel vital em diversas atividades desenvolvidas para a prevenção e atendimento a emergências.

Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se operações de combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca e resgate terrestre e subaquático, resposta a emergências com produtos perigosos, operações aéreas, ajuda humanitária, educação pública, investigação de incêndio e prevenção contra afogamentos durante a Operação Veraneio, prevenção contra incêndio e pânico nos imóveis promovendo maior segurança a seus ocupantes. Além das atividades, são desenvolvidos também Projetos Sociais como o Projeto Golfinho, Bombeiro Mirim, Bombeiro da Melhor Idade e Alerta Vermelho que aproximam ainda mais a corporação da comunidade, demonstrando o compromisso contínuo com a excelência e o serviço à sociedade. 



Durante uma cerimônia comemorativa, o CBMSC em Itajaí prestou homenagens e reconhecimentos aos bombeiros militares que se destacaram em suas carreiras. A sargento Samantha Rebelo Simas recebeu a medalha Cruz de Bravura Bombeiro Militar por sua coragem e audácia excepcionais em cumprimento do dever, evidenciando a dedicação e o comprometimento em uma missão arriscada de resgate que realizou. Além disso, diversos bombeiros foram agraciados com medalhas de mérito por tempo de serviço, por diversas ações meritórias, e pelo desenvolvimento da doutrina de segurança contra incêndios e cinotecnia no estado de Santa Catarina. As cerimônias de entrega das medalhas foram marcadas por solenidade e aplausos calorosos, em reconhecimento ao compromisso desses profissionais com a segurança da população catarinense. 



Os guarda-vidas civis voluntários desempenham um papel crucial na segurança das praias de Santa Catarina. Todos os anos, o CBMSC capacita e certifica esses heróis da praia, atualizando seus conhecimentos e verificando sua capacidade física para continuar a realizar operações de salvamento aquático com excelência. Em uma recente cerimônia, 15 guarda-vidas foram recertificados, demonstrando sua dedicação e preparo para proteger a vida dos banhistas. O guarda-vidas Danilo de Carvalho Praxedes se destacou com a maior média no curso, obtendo uma nota de 9,72, refletindo o alto padrão de treinamento oferecido pelo CBMSC. 



O coronel Fabiano Bastos das Neves, neste ato representando o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, citou em seu discurso que a Corporação continua a ser um pilar fundamental da segurança e do bem-estar da comunidade catarinense, mantendo a tradição de 97 anos de dedicação à vida e ao serviço público. Por fim parabenizou e agradeceu a todos os bombeiros militares, guarda-vidas civis voluntários e homenageados por seu compromisso e coragem em proteger e servir a comunidade, a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer condição climática.


Créditos:
Texto: estagiária Maeury Victoria Pleposki
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193