BATALHÃO DE BLUMENAU RECEBE REFORÇO PARA AS FESTIVIDADES DE OUTUBRO

Durante as festas de outubro, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM), com sede em Blumenau, receberá reforço de efetivo de outros quartéis de Santa Catarina para a ativação de três novas viaturas visando garantir a segurança dos foliões e o atendimento rápido em situações de emergência.

O Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) aprovou o envio de 42 bombeiros militares para atuar nos dias 6, 7, 11, 12, 13, 14, 20 e 21 de outubro, quando há a maior previsão de público nas festividades. Essa equipe extra será responsável pela ativação de uma ambulância e um caminhão, que ficarão lotados na sede do 3º BBM, no Centro de Blumenau, e um caminhão de combate a incêndios, que ficará de plantão no Parque Vila Germânica, exclusivo para realizar ações de prevenção e combate a incêndio durante a 38ª Oktoberfest.

Em Gaspar, haverá um aumento no contingente de bombeiros militares disponíveis devido ao aumento do fluxo de veículos na BR-470, caminho que liga o litoral ao município de Blumenau. Já em Brusque a adição de bombeiros militares, permitirá a ativação de mais uma ambulância e um caminhão de combate a incêndio em razão do aumento da população flutuante durante as celebrações da tradicional Fenarreco.

O tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo, comandante do 3ºBBM, lembra que somente a Oktoberfest tende a receber, anualmente, mais de 600 mil pessoas, resultando no crescimento no número de ocorrências: "A Oktoberfest é a maior festa alemã das Américas, atrai um público bastante grande, principalmente visitantes, e com isso o Comando-Geral da corporação teve o cuidado de prover esse importante reforço para que pudéssemos atender o aumento de demanda para estarmos prontos para a melhor resposta assim que acionados", afirma.

A operação "Festas de Outubro 2023 no Vale Europeu" é realizada em resposta ao alarmante aumento de até 50% nas ocorrências na região durante este período. A operação visa à prevenção e ao melhor atendimento, bem como à promoção de um ambiente seguro para todos os participantes e residentes nas festas e eventos programados.

Plano de Segurança é apresentado no 3º Batalhão

Horas antes da abertura da 38ª Oktoberfest, nesta quarta-feira, 4, a sede do 3º BBM foi palco de uma coletiva de imprensa realizada pela Secretaria de Segurança Pública para apresentação do plano de contingência da segurança das festas de outubro de 2023.

Durante a reunião, as autoridades expuseram as medidas planejadas para garantir a maior segurança possível de catarinenses e turistas nesse período. Ao mesmo tempo, abordaram a situação a respeito das chuvas que estão atingindo a região.

A reunião contou com a presença do Secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, do Prefeito do Município de Blumenau, Mário Hildebrandt, da Vice-Prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar e dos representantes das Forças de Segurança: tenente-coronel BM Aldrin Silva de Souza, do Corpo de Bombeiros Militar, a perita geral Andressa Boer Fronza e o super intendente Tiago de Camargo Barros Luchetta da Polícia Científica, delegada Juliana de Souza Tridapalli da Polícia Civil, tenente-coronel Alexsandro Cravo Kalfeltz, da Polícia Militar e o coordenador regional da Defesa Civil, Maykel Artino Campestrini.

Texto: estagiária Isabela Gorges
Imagens: cabo Amanda Carolina Vieira Duarte
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.