Em Florianópolis Batalhão de Ajuda Humanitária do Corpo de Bombeiros Militar distribui materiais

O Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuou mais uma vez nesta semana, para auxiliar vítimas do ciclone Bomba. Desta vez a ação aconteceu em Florianópolis, com o apoio do Centro de Ensino Bombeiro Militar e os alunos do Curso de Formação de Soldados.

Quatro equipes, com dez alunos e um bombeiro militar cada, foram distribuídas nesta logística, que envolveu o CBMSC, a Defesa Civil de Florianópolis e a Prefeitura Municipal. O objetivo era a distribuição de telhas e cestas básicas às famílias atingidas pelo evento climático. A ação aconteceu nos períodos da manhã e tarde.

A experiência do CBMSC em atuações extremas é o diferencial destes momentos, já que é possível agir com agilidade e logística, em uma pronta resposta para a população. “Nosso Batalhão de Ajuda Humanitária é ativado em situações como esta, relacionadas a eventos extremos e desastres naturais. Podemos empregar nosso efetivo e atender diretamente as pessoas logo após o evento, ou ainda trabalhar para buscar mitigar os efeitos de um evento crítico, minimizando os estragos antes de acontecer. O CBMSC é referência na atuação nestes momentos, pela experiência e técnicas empregadas”, destaca o Comandante-Geral, coronel Charles Alexandre Vieira.

Sobre o Batalhão de Ajuda Humanitária

O decreto 480, de 26 de novembro de 2015 criou e ativou o Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH) subordinado ao Subcomandante-Geral do CBMSC e com sede no Município de Florianópolis. Este batalhão não possui uma estrutura física específica, os integrantes, pertencentes a quartéis da região, são empregados conforme a necessidade em situações extremas, para atendimento da população. A atuação do BAjH será em conjunto ou logo após as ações de socorro da Força-Tarefa do CBMSC.

O intuito de criação deste batalhão se dá pelo fato de Santa Catarina ser atingido frequentemente com eventos extremos, que em diversas vezes evoluem para desastres, com isso a corporação está sempre pronta, com equipe e recursos necessários para atender os cidadãos de forma imediata.

Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Fotos: Cb BM Jackson França e Sd BM Jackson Jacques