1 minuto para leitura (254 palavras)

BATALHÃO DE AJUDA HUMANITÁRIA DO CBMSC ENCONTRA-SE MOBILIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELA CHUVA

O Batalhão de Ajuda Humanitária do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está mobilizado no Centro de Resposta da Secretaria de Defesa Civil para avaliar as necessidades dos municípios atingidos pelas chuvas e que sofrem com enchentes e deslizamentos.

O panorama apresentado nos mostra que a maior parte dos municípios está conseguindo gerir as ações de assistência humanitária. Um exemplo é o município de Santo Amaro da Imperatriz: o centro de assistência social/ajuda humanitária foi montado na igreja matriz, com um segundo ponto na prefeitura.

Na igreja, estão sendo preparadas e distribuídas refeições, cesta básicas, distribuição de água potável, distribuição de colchões e disponibilização de alojamento, quando necessário.

Nos casos em que o solicitante está inviabilizado de buscar os itens necessários, a Defesa Civil municipal e o CBMSC deslocam e levam os itens solicitados.

Ainda, os municípios de Anitápolis e Rancho Queimado já estabeleceram acesso às comunidades do interior, trabalham agora nas melhorias. Angelina foi o município mais atingido, algumas comunidades ainda se encontram isoladas, há dificuldade na limpeza das vias e muitos deslizamentos.

Texto: capitão André Pereira Canever
Imagens: Divulgação CBMSC/Batalhão de Ajuda Humanitária