Nesta temporada de verão, o Programa Praia Acessível já chegou a vários balneários e praias do litoral catarinense. A ideia de proporcionar banho de mar às pessoas com dificuldades de locomoção e, por vezes, impossibilitadas de chegarem até as praias surgiu da parceria entre o Corpo de Bombeiros e instituições de apoio a portadores de necessidades especiais, no Sul do Estado. Desde então, vários quartéis de Bombeiros Militares se uniram à iniciativa. Na última semana, foi a vez das equipes de Balneário Rincão prestarem atendimentos.
O calor e as boas condições do mar, possibilitaram que 46 pessoas integrantes da AMA- REC (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera) adentrassem ao mar para se banhar, sempre em segurança e acompanhadas pelas equipes de guarda-vidas que prestam atendimento naquele balneário. Além do banho de mar, também foram realizadas atividades e brincadeiras lúdicas na faixa de areia. O objetivo do Corpo de Bombeiros, além de promover a conscientização das pessoas sobre os cuidados com o mar, é promover a integração e possibilitar às pessoas portadoras de necessidades especiais o contato sadio e seguro com o mar e com a praia, favorecendo a socialização e o intercâmbio com a comunidade.
“Para muitas destas pessoas, o contato com a água do mar é uma novidade. É legal, é divertido para eles. É algo que, muitas vezes, nunca lhes foi possibilitado,” afirma Stefania Borges, Diretora da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera (AMA-REC).
Ao longo desta temporada de verão o Programa Praia Acessível do Corpo de Bombeiros, continuará prestando atendimento em vários pontos do litoral catarinense.
Créditos: 3º Sargento BM Lindomar Moisés Romancini/ Cmt do 2º/1º/2ª/4ºBBM