PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (497 palavras)

AUTO ESCADA MECÂNICA É ATIVADA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

O dia 15 de abril de 2023 marca uma data histórica para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Balneário Camboriú. 

Nessa data, foi ativada a Auto Escada Mecânica 07 (AEM-07), viatura destinada à operação de salvamentos e combate à incêndio, que irá auxiliar não só o CBMSC em Balneário Camboriú, mas também, as unidades de toda a região.



O veículo, da marca Magirus, referência mundial em construção de viaturas desse porte, foi produzido na Alemanha e segue os padrões de certificação europeia.

Pesando aproximadamente 26 toneladas, a viatura possui uma escada de alcance vertical de 55 metros, equipada com um cesto de salvamento de capacidade de 300 kg, um elevador de resgate com controle eletrônico para 3 pessoas, sistema de combate a incêndio com canhão monitor com volume de até 2500 litros por minuto, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva, guincho de 12 mil libras de capacidade e 35 metros de cabo de ancoragem, além de equipamentos diversos para salvamento e resgate.

O veículo foi entregue ao CBMSC em dezembro de 2022, e durante os primeiros meses do ano passou pelos processos de revisões exigidas pelo fabricante e instalação de sistema de radiocomunicação e plotagem.

Durante os dias 10, 11 e 12 de abril, 11 bombeiros militares participaram do curso de operação ministrado pela Magirus (fabricante), em Balneário Camboriú. O senhor Florisvaldo Santos, instrutor da Magirus, destacou a importância da capacitação técnica, pois a viatura é referência mundial na atividade, seguindo os mais elevados padrões de qualidade e na segurança de bombeiros, não só na Europa mas em todo o mundo.

A primeira escada Magirus do CBMSC entrou em operação no ano de 1957, após o grande incêndio que destruiu a Assembleia Legislativa na capital do Estado em 1956. Com o passar dos anos, o CBMSC teve mais 05 escadas mecânicas de fabricação nacional.



Segundo o comandante do 13º BBM, senhor tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Junior, a recente aquisição deixa a corporação em um patamar técnico elevado, aumentando a eficiência no atendimento de ocorrências de alta complexidade. 



Durante o serviço, a viatura será operada por dois bombeiros habilitados, em regime de prontidão, sendo um motorista operador e seu auxiliar. Como a viatura é projetada para ter uma autonomia de oito horas ininterruptas sem necessidade de abastecimento, a área de atuação é bastante extensa, podendo ser empregada em toda a região da foz do Rio Itajaí, apoio em ocorrência na região metropolitana de Florianópolis, bem como em regiões do norte do estado e médio vale do Itajaí.

Créditos:
Texto: cabo Maira De Lima
Imagens: Divulgação CBMSC/Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193