Na manhã de segunda-feira, 15, a equipe da Auto Escada Mecânica (AEM-07) foi acionada para atuar em um incêndio em uma empresa siderúrgica no município de Araquari.
Ao chegar no local a equipe de serviço encontrou os filtros sem chamas externas, porém com liberação de gases das aberturas superiores do sistema de fundição de alumínio. A técnica utilizada para a extinção foi a de inundação, já que o material possui baixa concentração de magnésio.
Foi iniciado o combate e extinção pela parte superior com jatos neblinados para resfriamento e jatos compactos pelas aberturas superiores, utilizando a técnica de inundação na parte interna dos filtros (aproximadamente 13 metros de altura). Nesta ocorrência foram utilizados aproximadamente 8 mil litros de água.
A Auto Escada Mecânica (AEM) foi ativada para o serviço operacional em abril de 2023. Com cerca 26 toneladas, essa viatura possui uma escada de alcance vertical de 55 metros, equipada com um cesto de salvamento de capacidade de 300 kg, um elevador de resgate com controle eletrônico para 3 pessoas, sistema de combate a incêndio com canhão monitor com volume de até 2500 litros por minuto, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva, guincho de 12 mil libras de capacidade e 35 metros de cabo de ancoragem, além de equipamentos diversos para salvamento e resgate.