Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com sede em Criciúma, promoveu na segunda-feira, 03, uma palestra, com a sargento Ana Paula Souza de Freitas, buscando entender o papel do bombeiro militar em ocorrências que envolvem pessoas com o espectro.
A sargento é mãe de um autista, de quatro anos, e possui especialização no assunto. "Eu senti a necessidade de passar o meu conhecimento para os meus colegas depois de ouvir mães de autistas que foram atendidos pelo CBMSC. Com isso, eles podem melhorar a qualidade do atendimento oferecido para pessoas dentro do espectro", afirma.
A sargento ainda afirma a importância da identificação. "Sempre importante verificar na ocorrência se existem placas de identificação de autistas, adesivos no veículo. E o principal, ouvir os pais sobre as dificuldades que a criança ou o adulto possui", finaliza.
"Nós sabemos da importância de sempre manter a excelência do nosso serviço. Por isso precisamos estar sempre atualizados com as orientações corretas para o atendimento de pacientes com o espectro", enfatiza o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.