PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (568 palavras)

SERVIÇO DE MOTOLÂNCIA É ATIVADO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Na segunda-feira, 14, na sede do 13° Batalhão, em Balneário Camboriú, foi realizada a solenidade que marcou a ativação do serviço de motolância, a apresentação do grupamento que atuará nesse serviço e o encerramento da Operação Veraneio 2021/2022.



Motolância

Mais uma parceria entre o CBMSC e o SAMU, a motolância é um projeto inédito em Santa Catarina e tem o objetivo de reduzir o tempo resposta das ocorrências e chegar até os pacientes com maior agilidade para salvar vidas. A equipe da motolância fará o primeiro atendimento e se for necessário, a ambulância será acionada para suporte. 


Para estarem aptos a prestar o serviço, os socorristas passaram pelo Curso de Condutor de Motolância, que é uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú e o CBMSC, entre os dias 07 e 11 de março. O Curso teve 4 módulos, totalizando 60 horas, com aulas teóricas e práticas, abordando assuntos como: aspectos de condução segura, manutenção preventiva, técnicas de pilotagem, pilotagem noturna e em dias de chuva, pilotagem defensiva, entre outros.

Cabe destacar que este foi o 24° curso proporcionado pelo Ministério da Saúde, sendo o primeiro que teve aprovação de 100% dos participantes e o primeiro, em Santa Catarina, a funcionar de modo integrado entre as instituições SAMU e CBMSC. 


O serviço de motolância iniciou na terça-feira, 15, em Balneário Camboriú e funcionará das 07h às 19h. Desta forma, poderemos oferecer um atendimento mais rápido à população

Operação veraneio

A operação veraneio é a maior operação realizada pelo CBMSC. Na circunscrição do 13° Batalhão, foram 17 praias guarnecidas, compreendendo 41 postos fixos e 30 postos atrelados (cadeirões), com emprego de mais de 200 guarda-vidas.

Durante a temporada, foram atendidas 280 ocorrências de arrastamento, 13 afogamentos com recuperação de pessoas em água salgada, 480 crianças perdidas, 345 queimaduras por águas-vivas e aproximadamente um milhão de ações preventivas na faixa de areia. Importante ressaltar que não foi registrado nenhum óbito por afogamento nos locais e horários que havia o serviço de prevenção dos guarda-vidas, os quais se desdobraram de forma louvável para estarem sempre próximos e orientando os banhistas. 


O comando do 13° batalhão elogiou todos os guarda-vidas militares e civis pelos relevantes serviços prestados durante a Operação Veraneio, ressaltando que a temporada foi atípica e desafiadora por conta do alargamento da Praia Central e o considerável acréscimo de turistas na região. A dedicação destes profissionais tornou possível o atendimento de todas as ocorrências mencionadas e evitou que muitas outras ocorressem. 


Créditos:
Texto: soldado Maira
Imagens: Divulgação CBMSC/Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193