PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (432 palavras)

ATÉ QUARTA-FEIRA BOMBEIROS MILITARES DA RESERVA PODEM SE CANDIDATAR PARA ATUAR EM PROGRAMA ESTADUAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

Atenção bombeiros militares da reserva: foi prorrogado até a próxima quarta-feira, 06, o cadastro para os que desejam atuar no Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares (PECIM), de acordo com o Decreto Estadual nº 246, publicado em 22 de dezembro de 2023. O PECIM tem o objetivo de promover a melhoria na qualidade da educação básica da rede pública estadual.

Os militares estaduais exercerão as funções de Oficial de Gestão Escolar (Oficiais BM) e Monitores (Praças BM) nas unidades escolares que aderirem ao Programa. Os monitores atuarão como responsáveis por desenvolver e aplicar atividades com o intuito de promover valores humanos e cívicos, incentivando o aluno a adotar comportamentos positivos e contribuindo para sua formação como cidadão, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.  



Ainda há 22 vagas disponíveis destinadas para Bombeiros Militares atuarem nos municípios:

  • São Miguel do Oeste - EEB Professor Jaldyr Bhering F da Silva;
  • Criciúma - EEB Joaquim Ramos;
  • Tubarão - EEB Henrique Fontes;
  • Palhoça - EEB Professor Ângelo Cascaes Tancredo;
  • Biguaçu - EEB Professora Emérita Duarte S e Souza;
  • Florianópolis - EEB Ildefonso Linhares


Para contratação no Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP), o bombeiro militar deverá procurar a sargenteação da Organização Bombeiro Militar (OBM) e solicitar a abertura de processo no SPGe informando que a contratação é para atuar no PECIM. No requerimento, deve optar por Designação, Atividade Administrativa, conforme previsto no PAP nº 25.

A remuneração dos integrantes do CTISP designados para atuar no Programa seguirá o estipulado no inciso I do caput do art. 8º da Lei Complementar nº 380, de 2007.


O PECIM

O Programa será conduzido pela Secretaria do Estado da Educação (SED), com suporte da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da colaboração do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

O modelo de Escola Cívico-Militar abrange o conjunto de iniciativas que visam à excelência na gestão nas áreas educacionais, didático-pedagógicas e administrativas, fundamentado nos princípios e objetivos do Programa. 


Créditos:
Texto: Cristina Schulze - Assessora de Imprensa do CBMSC
Imagens: Ricardo Wolff/Secom
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193