Araranguá: quartel novo, integração do Samu e mais BCs

Nesta quinta-feira (16/03), uma solenidade no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá marcou a entrega das obras da nova estrutura do quartel, a formatura de novos Bombeiros Comunitários para a cidade, a integração do serviço de atendimento pré-hospitalar com o Samu e o encerramento da Operação Veraneio nas praias da região.

Na ocasião, oito guarda-vidas que atuaram nas praias de Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres receberam uma moção de destaque pela atuação nas operações de prevenção e salvamentos na temporada de verão.

A solenidade também marcou a entrada de novos 26 Bombeiros Comunitários para Araranguá. Eles concluíram a primeira etapa do curso de formação, o Curso Básico de Atendimento a Emergência e, na quinta-feira, foram certificados pela conclusão do segundo curso de formação, o Curso Avançado de Atendimento a Emergências. Agora estão aptos a atuarem de forma voluntária no auxílio dos Bombeiros Militares nos mais variados tipos de ocorrências. Eles receberam os certificados dos familiares e amigos.

O presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso, representando o poder legislativo municipal, foi homenageado pela parceria com a corporação. Por meio das economias da câmara, no exercício de 2017, foram repassados R$216 mil reais ao Corpo de Bombeiros, para aquisição de uma ambulância para atuação em Araranguá. O serviço de Atendimento Pré-Hospitalar no município também passará a ser feito de forma integrada com o Samu, por meio da parceria firmada durante a solenidade desta semana.

Aconteceu também a inauguração da galeria de comandantes, com a presença dos ex-comandantes do Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá.

Para o atual comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar em Araranguá, Tenente Marcolim “momentos como este servem para valorizar o passado, celebrar o presente e pensar no futuro, garantindo que o Corpo de Bombeiros continue evoluindo na região e oferecendo um serviço de excelência à população”.

O Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal, que foi o primeiro comandante de Araranguá, quando ainda era 1° Tenente, ao usar a palavra, parabenizou os Guarda-Vidas, os formandos e relembrou o período que passou pelo comando da unidade.

Ao término da solenidade aconteceu o batismo aos formados e foi servido um coquetel aos presentes.

Créditos texto e fotos: B5 da 3ª/4º BBM