Por volta das 21h40 de segunda-feira, 29, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Irineópolis foram acionadas para uma operação de busca de uma idosa que estava perdida/desaparecida na mata na região da Colônia Escada, no interior do município de Irineópolis. A vítima de 69 anos, havia saído para juntar pinhão no início da tarde na mata próximo a sua residência e não retornou como esperado.
De acordo com informações fornecidas pela família, a idosa vestia uma camiseta azul e marrom, calçava chinelos de dedo e estava com um balde para a coleta de pinhões. Após buscas primárias no local, a equipe local solicitou o apoio às equipes do CBMSC em Porto União, e por volta das 23h30, foi enviada uma equipe especializada para este tipo de operação com um cão de busca, o binômio - dupla formada entre bombeiro e cão de busca - cabo Josclei Tracz e cão Iron. As equipes de busca, trabalharam incansavelmente durante a noite e a madrugada, persistindo até a manhã desta terça-feira.
Com grande alívio e alegria, a senhora que estava perdida foi encontrada em situação estável, consciente e orientada, por volta das 10h da manhã desta terça-feira, 30. Apesar de apresentar leves escoriações nos pés, devido à ausência de calçados, seus sinais vitais estavam dentro da normalidade. A equipe verificou seu estado de saúde e a deixou aos cuidados dos seus familiares, que optaram por não conduzi-la ao hospital, preferindo cuidar dela em casa.
As operações de busca envolveram a colaboração e o esforço conjunto das equipes do CBMSC em Irineópolis e Porto União, demonstrando o comprometimento e a eficiência dos bombeiros militares em situações de emergência. A dedicação e o profissionalismo desses bombeiros foram essenciais para o desfecho positivo dessa operação, garantindo a segurança e o bem-estar da senhora idosa e de sua família.