ALUNOS-SOLDADOS E CADETES PASSAM PELA PRIMEIRA SEMANA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DO CBMSC

Conhecida no meio militar como "semana zero", os primeiros dias dos cursos de Formação de Praças e de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) têm o intuito de trazer práticas e rotinas para os futuros bombeiros militares.

Durante estes primeiros dias os alunos tiveram oficinas e instruções de diversas áreas do CBMSC, bem como lições de hierarquia e disciplina, fundamentais dentro das corporações, com a intenção de mostrar a importância dos símbolos, cores e fardas da corporação, em busca de salvar vidas e patrimônios.

A recepção aconteceu no dia 07, segunda-feira, quando 250 alunos-soldados se apresentaram divididos nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Curitibanos, Rio do Sul, Joaçaba, Lages e Chapecó, além de 16 cadetes que se apresentaram na Capital.

"O que eu espero, como Comandante-Geral do CBMSC, é que todos vocês honrem a farda que vestem, honrem a corporação que a partir de hoje fazem parte e façam de Santa Catarina um lugar cada vez melhor para se viver", declarou o coronel Fabiano de Souza na mensagem de boas-vindas aos alunos.

"O CBMSC, prestes a completar cem anos, é uma instituição que goza da credibilidade de todos os cidadãos catarinenses, sendo uma das mais respeitadas em todo o Brasil. Sejam, assim como são todos os bombeiros militares atualmente na corporação, um exemplo para a sociedade, façam com que a instituição continue sendo respeitada, com os créditos e, principalmente, protegendo todos os cidadãos. Dediquem-se aos estudos, façam por merecer essa carreira tão honrosa que é ser bombeiro militar em Santa Catarina. Desejo a todos um período de excelentes realizações e muito sucesso neste curso", acrescentou o Comandante-Geral.

O Comandante-Geral já esteve no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) nesta semana e também acompanhará todas as unidades de ensino fora da Capital nos próximos dias.

Homenagem em memória aos militares falecidos em serviço

Um dos atos da primeira semana é a cerimônia em homenagem aos bombeiros militares tombados em serviço, em que os alunos conhecem as histórias dos bravos militares que partiram no cumprimento da missão.

Este resgate histórico serve como forma de exaltar aqueles que jamais serão esquecidos e também de relembrar o lema ensinado durante a formação: mesmo com o risco da própria vida. Ou seja, para que os novos integrantes entendam a responsabilidade de ser um bombeiro militar.

Curso de Formação de Praças (CFP)

Depois de dias com intensos desafios físicos e psicológicos, o período de adaptação à vida militar contou com exercícios e atividades que representam as situações que serão encaradas na rotina: condições de frio, calor, privação de sono e de prontidão.

Na Capital a recompensa no final desta semana foi de um valor inestimável: após a tradicional marcha noturna, ao chegar no Centro de Ensino os alunos foram recepcionados por amigos e familiares, como forma de homenagear a conquista desta primeira etapa.

Curso de Formação de Oficiais (CFO)

Além dos desafios, vividos em conjunto com o CFP, os cadetes do CFO passaram por uma dinâmica diferente: chegaram ao primeiro dia com os familiares e agora seguem para constantes aprendizados, formando futuros líderes da corporação.

Confira abaixo uma sequência de registros de Joaçaba, Curitibanos, Chapecó, Blumenau, Rio do Sul e Lages, respectivamente.

Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: soldado Murilo Medeiros e soldado Eduardo de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.