Os 100 alunos do Curso de FOrmação de Sargentos (CFS) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participaram, no dia 24, de um simulado de evacuação e resgate de vítimas de deslizamento na Escola de Ensino Básico Beatriz de Souza Brito, bairro Pantanal, em Florianópolis. A atividade é fruto de uma parceria entre o Centro de Ensino Bombeiro Militar e a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.
A simulação, cujo foco principal era a prática de triagem de vítimas, gerenciamento de ocorrências e atendimento pré-hospitalar em situações de grande vulto, teve a participação de 280 alunos, 35 profissionais da escola e 100 alunos sargentos. "Esta instrução faz parte da capacitação necessária a estes militares que, após o Curso de Formação de Sargentos, estarão à frente de equipes de resgate ou de grupos bombeiro militar, tornando-se referência no atendimento de ocorrências que fogem da normalidade dos sinistros cotidianos", explica o tenente Daniel Massarotte, que coordenou o simulado.
Além disso, a prática também serve para capacitar os profissionais da escola e os alunos, os quais podem experienciar, de forma controlada, o cenário de uma emergência, mitigando possíveis danos e reduzindo o risco à integridade e à vida em um eventual caso real. Para a diretora da escola, Camila Porciuncula, esses treinamentos têm grande importância para a comunidade escolar. "Esse simulado é muito importante. A gente vai ter uma noção de como agir e tentar se cuidar, se salvar e auxiliar o próximo em situações de emergência", afirma.
Os alunos sargentos simularam o controle da ocorrência, o emprego de equipes de socorristas, de força tarefa e o apoio de entidades e órgãos externos. A atividade contou com a presença de integrantes da Polícia Militar, da Defesa Civil Municipal de Florianópolis, do secretário Municipal de Educação, Eduardo Savaris Gutierres. O evento foi coordenado pelo tenente Daniel Massarotte, membro da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMSC.