PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (418 palavras)

ALUNOS DO CURSO DE BOMBEIRO COMUNITÁRIO DE TUBARÃO REALIZAM TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA OPERACIONAL

Nos dias 15 e 16, os alunos bombeiros comunitários em formação na sede do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), em Tubarão, finalizaram o Treinamento de Resistência Operacional (TRO) - que consiste em revisar de forma prática, em 24 horas de treinamento intenso, todo o conteúdo estudado em sala de aula. 

Durante o TRO, os alunos foram avaliados em simulados de atividade operacional, com privações de sono e de alimentação, ao mesmo tempo em que tiveram de demonstrar conhecimento e habilidades no desempenho das oficinas realizadas em ambiente adverso. 



Na noite de sexta-feira, 14, os alunos entraram em prontidão, e no início da tarde de sábado, 15, foram acionados para iniciar o deslocamento, a pé, por cerca de 10 quilômetros até o local do acampamento, onde foi realizado o treinamento.

Durante as 24 horas de atividade, os alunos tiveram instruções práticas de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar com meios de fortuna, noções de busca e resgate em estruturas colapsadas, noções de intervenção em áreas deslizadas, busca terrestre e regate de múltiplas vítimas.



O TRO é uma etapa importante do curso, pois os alunos puderam sentir o cansaço físico e mental, as dificuldades durante um período ininterrupto de atividades, além do frio e das chuvas registradas durante a madrugada. Essas situações são habitualmente enfrentadas na rotina de atendimentos realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). 

Após as 24 horas de treinamento exaustivo, os 25 alunos foram recepcionados pelos instrutores do treinamento e pelos familiares que os aguardavam escondidos dentro da garagem do quartel do 8º BBM a fim de realizar uma surpresa muito emocionante.



O encerramento foi marcado com o tradicional banho dos alunos e dos instrutores, e posteriormente, participaram de um coquetel com a presença dos familiares. A recompensa de todo o esforço empenhado vai ficar marcado na história dos alunos.

Os alunos seguem agora para a última fase do curso, o estágio operacional supervisionado.


Créditos:
Texto: sargento Rafael Medeiros Martins
Imagens: sargento Rafael Medeiros Martins
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193