PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (542 palavras)

ALUNOS DO CBC REALIZAM TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA OPERACIONAL EM PORTO UNIÃO

Alunos do Curso de Bombeiros Comunitários (CBC), do município de Porto União, concluíram na manhã de domingo, 22, o Treinamento de Resistência Operacional (TRO). 



A atividade foi iniciada no quartel do município às 8h da manhã de sábado, 21, com a chegada dos alunos e com a conferência dos materiais individuais (apronto operacional).

Após a apresentação, os futuros bombeiros comunitários foram colocados dentro de viaturas e conduzidos até a antiga estação do Engenheiro Melo, onde iniciaram o deslocamento a pé pela estrada de ferro até o local do acampamento (cachoeira do Km 13), até então desconhecido pelos alunos.



Ao chegar ao local, as atividades foram iniciadas com uma pista de instrução de orientação em meio à mata, seguida de uma pista de utilização de meios de fortuna para atendimento de emergência em meio à mata, pista de resgate em locais elevados (ribanceira), pista sensibilização de desastres, pista de progressão com fio noturno e progressão noturna, pista de técnicas de sobrevivência, preparação de alimentos e montagem de acampamento (bivaque).

Ao amanhecer de domingo, 22, os alunos foram conduzidos de viaturas até o mirante da antena, local no qual iniciaram uma progressão em meio à mata por uma trilha que dá acesso à estação do Engenheiro Melo, onde iniciaram o deslocamento de retorno ao quartel de Porto União, ponto de finalização do treinamento.

Chegando ao destino, após 24 horas de treinamento exaustivo, os alunos foram recebidos pelo capitão Marcos Colla, comandante da 3ª Companhia, que parabenizou a todos pelo empenho e pela dedicação durante todo treinamento.



Completando a recepção, os familiares dos alunos os aguardavam escondidos dentro da garagem do quartel, para a realização de um encontro surpresa e muito emocionante.

O treinamento foi marcante e diferencial na vida dos alunos, que sentiram na pele o cansaço físico e mental, as dificuldades durante um período ininterrupto de atividades sem pausas e, principalmente, o frio intenso causado pelas baixas temperaturas (3°C) registradas durante o treinamento.

No TRO, além da dificuldade física, os alunos exercitaram o raciocínio rápido mediante o estresse mental, situações que são habitualmente enfrentadas na rotina de atendimentos realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

O encerramento do treinamento, com a participação dos familiares, foi uma emocionante recompensa de todo o esforço empenhado, e que vai ficar marcado para a história dos alunos e dos bombeiros de Porto União.



Agora, os alunos continuam realizando as horas de estágio previstas no curso, até o início do mês de setembro, quando está prevista a formatura e o término do curso. Após a formatura, serão então certificados como bombeiros comunitários, podendo então atuar junto às guarnições do CBMSC.

Antes de iniciarem no CBC, os alunos tiveram que concluir o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), curso este que é ofertado de forma online e gratuita pelo CBMSC.


Créditos:
Texto: capitão Marcos Luciano Colla
Imagens: Divulgação CBMSC/Porto União
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193