PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (551 palavras)

Alesc: Noite de reconhecimento e homenagens

 

 

Proposta pelo Presidente Vicente Caropreso uma sessão especial, na Assembleia Legislativa do Estado, nesta segunda-feira 25/06, antecipou as comemorações ao dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho. Logo na entrada do Plenário Osni Regis, convidados e homenageados eram recebidos com uma exposição de peças e uniformes antigos e que contam um pouco da trajetória do trabalho dos Bombeiros no estado.

 

 

No discurso de abertura, o Presidente da casa disse que os Bombeiros são heróis da vida real tamanha a generosidade, doação e heroísmo das equipes durante um atendimento. Ele também citou a importante mudança no modelo de gestão administrativa do SAMU no estado. “Como médico, fui habituado a situações de partos e partidas, o que me fez valorizar ainda mais a vida, que é uma dádiva breve e finita, e o legado que deixamos para nossos filhos e para a população. Por isso, me orgulho em ter participado da reorganização de uma atividade que também salva vidas, que é um novo modelo de gestão para o SAMU,”disse.

 


 

 

Lado a lado, ocupando os espaços do plenário, Bombeiros Militares e Voluntários compartilharam o reconhecimento das autoridades pelos serviços de socorro e salvamento realizados. Santa Catarina é um dos poucos estados brasileiros com modelo duplo de atendimentos prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar, entidade estatal, e pelas associações de Voluntários, que são pagas pelos municípios.

 

 

 

O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, Nadir Matielo deu sequência aos discursos. Ele traçou um panorama da instituição no estado e disse que o trabalho dos bombeiros é um trabalho em solidariedade ao próximo e que envolve a paixão pelo ofício. “Instituições são feitas por pessoas que entendem que é preciso trabalhar em conjunto e focado nos benefícios à população”.

 

 

 

O Comandante- Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM João Valério Borges também usou a tribuna. Ele apontou o crescimento e a abrangência do Bombeiro Militar no estado e contou sobre a evolução das atividades desde 2 de julho de 1856, quando um decreto imperial criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte, para resguardar a população do Rio de Janeiro dos riscos de incêndios, até os dias atuais, que colocam Santa Catarina em índices muito positivos nas áreas de prevenção, salvamento e de análises técnicas. “Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar esta presente em 135 municípios com efetivo de cerca de dois mil e setecentos militares e modernas viaturas e equipamentos destinados a transporte de pessoas ou nas operações de resgate, combate a incêndio ou salvamentos diversos”, explicou. O Comandante-Geral também citou o projeto de Lei de autoria da executivo que versa sobre a LOB- Lei de Organização Básica do CBMSC, a qual efetiva a estrutura do Bombeiro Militar já existente em território catarinense.

 

 

O secretário de estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior, disse que vem acompanhando de perto o aperfeiçoamento das atividades dos  Bombeiros Miliares e das associações de Voluntários e o que a comunidade mais anseia é a qualidade do serviço prestado, independentemente de quem a atenda.

 

 

 

Como forma de reconhecimento pelo trabalho prestado à sociedade por meio dos serviços de bombeiros, 35 pessoas foram homenageadas nesta noite.

 

Texto: Krislei Oechsler-Jornalista

Fotos: Tiago Mortiz- Soldado BM

CCS-CBMSC

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193