PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (264 palavras)

AGENTES DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ RECEBEM ATUALIZAÇÃO SOBRE RCP E OVACE

No dia 16 de novembro, 30 agentes de saúde do município de São José receberam atualizações sobre ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE).



Estes profissionais estão diariamente em contato com a comunidade josefense, podendo, a qualquer momento, iniciar o primeiro atendimento em situações de emergências.



Você sabe o que é RCP?

Para entender o que é RCP, precisamos falar brevemente sobre parada cardiorrespiratória (PCR); afinal, ambas estão ligadas e andam lado a lado.

A PCR é a interrupção da circulação e dos movimentos respiratórios. Já o RCP consiste no procedimento que visa tentar reverter a PCR. É uma técnica utilizada para restaurar artificialmente a circulação e as trocas gasosas nos pulmões, condições fundamentais para manter o cérebro e, consequentemente, os neurônios (que são as células nervosas sensíveis à falta de oxigênio) vivos.

OVACE

Já a OVACE consiste na obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia. Essa condição pode ser um evento potencialmente fatal. Ela é mais comum em crianças do que em adultos, sendo relatados 80% dos casos em pacientes menores de 15 anos, segundo dados do Conselho de Segurança Nacional.


Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193