PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (716 palavras)

Acors promove Seminário Nacional de Oficiais Militares Estaduais

 

 

 

Começou nesta quinta-feira (5/4) no hotel Oceania Convention Center, nos Ingleses, Norte da Ilha de Santa Catarina, o 7° Encontro Estadual de Oficiais de Santa Catarina e o 1°Seminário Nacional de Oficiais Militares Estaduais, organizado pela ACORS- Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina. Reunindo cerca de 350 oficiais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares de 19 estados brasileiros, o seminário trouxe um panorama geral da atuação legal e prática das organizações militares no cenário brasileiro atual. Na abertura, as autoridades fizeram um minuto de silêncio em respeito aos cinco policiais catarinenses mortos no último ano. Além de homenagens aos Policiais do Rio Grande do Norte, pelo apoio dado ao estado catarinense por conta do assassinato da Policial Militar de Chapecó, Caroline Pletsch, morta num assalto a uma pizzaria em Natal- RN, no mês passado.

 

 

 

No segundo dia do Seminário, nesta sexta-feira (6/4), a manhã começou com as exposições em torno de uma temática bem ampla para os Bombeiros Militares: Políticas Institucionais dos Corpos de Bombeiros Militares Frente às Mudanças Legislativas”. A primeira mostra foi apresentada pelo coronel Edgard Estevo da Silva, subcomandante- geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sobre os desafios e metas já alcançadas pela corporação nos últimos anos. Ele apontou algumas estratégias adotadas pelo estado mineiro para vencer a falta de efetivo e o aumento no número de atendimentos.

 

 

 

O Segundo painel foi apresentado pelo coronel da Reserva Remunerada Wagner Mora, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, com o tema: o “Modelo do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo”. Ele apontou a importância e necessidade de um sistema de gerenciamento para aumentar a permeabilidade da corporação no estado paulista. A centralização do telefone de emergências paulista , via 193, segundo o coronel, também foi fundamental para melhora na efetividade dos atendimentos.

 

 

 

 

As discussões continuaram com o chefe de Gabinete do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, Coronel Claucir Conceição Costa e pelo subdiretor do Departamento de Segurança e Proteção Contra Incêndios do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Tenente Coronel Rodrigo Dutra, com o tema “Lei Kiss e Planos de Governo para 2018”. As abordagens foram em torno da efetivação e aplicação da nova legislação brasileira que delega a obrigatoriedade de fiscalização e aplicação das Leis de Segurança Contra Incêndio e Pânico aos estados brasileiros.

 

 

 

Na parte da tarde, os trabalhos foram abertos pelo Tenente Coronel Charles Accordi, sobre o papel dos Corpos de Bombeiros Militares na Segurança Pública. Ele começa com os conceitos sobre ordem e segurança pública, até inserir as corporações Bombeiros Militares no sistema social constituído. Para o coronel, a atuação dos Bombeiros Militares está, essencialmente, na proteção à incolumidade das pessoas do patrimônio. “Com a emancipação da maioria dos Corpos de Bombeiros Militares do País dos quadros das Polícias Militares, cada vez mais, a atuação das corporações está mais vinculada à proteção da incolumidade das pessoas e patrimônios do que à promoção ou manutenção da Ordem Pública”, disse. Por vezes, a ampla gama de atividades especializadas que são desempenhadas pelos Bombeiros aproximam as corporações de áreas da Saúde ou de Defesa Civil. Entretanto, quando pensamos que a segurança é um direito fundamental que abrange várias áreas, acabamos também por aproximar e inserir a atividade de Bombeiro no sistema de Segurança Pública brasileiro.

 

 

 

 

As moderações foram coordenadas pelo coronel Alexandre Corrêa Dutra, chefe do Estado Maior- Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e pelo ex-subcomandante-geral, da corporação, coronel RR Gladimir Murer.

 

 

Para o comandante-geral do CBMSC, coronel BM João Valério Borges, a realização do seminários é uma oportunidade ímpar para o encontro de amistoso entre profissionais e, especialmente, para o aprimoramento técnico e a troca de experiência entre os estados. "A Acors foi muito exitosa na organização do evento e na esoclha dos temas abordados", disse. Acompanhado do subcomandante-geral, coronel Vanderlei Vanderlino Vidal, o comandante prestigiou o evento e as discussões.

 

 

As apresentações foram conduzidas pela chefe do Centro de Comunicação Social- Capitão Heloísa Helena Battisti.

 

 

Texto e fotos: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Jackson Jacques: Soldado BM

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193