08 de março - Homenagem do CBMSC às mulheres

Lugar de mulher é onde ela quiser e em Santa Catarina, Bombeiras ocupam inúmeras funções. Atualmente, 170 Bombeiras Militares compõem o efetivo do CBMSC, atuando em todas as regiões do Estado nas mais diversas frentes de trabalho: de motorista de caminhão de combate a incêndio à funções de chefia e comando.

Mas nem sempre foi assim. Num passado recente, em 2003, a corporação contava com apenas oito militares mulheres. Ao longo de dezesseis anos, as bombeiras militares passaram a ocupar espaços distintos, superando com maestria desafios diários no exercício de inúmeros papéis: às vezes mãe, professora, comandante, outras vezes filha, aluna, subordinada.

Além do aumento da participação feminina na carreira militar, merece destaque a atuação de peso das mulheres no serviço voluntário da corporação, por meio do Projeto Bombeiro Comunitário, em que são cerca de 43% do efetivo. Outra atividade que chama atenção pela participação feminina é o serviço de prevenção nos balneários catarinenses, onde estão presentes as guarda-vidas civis.

Dia Internacional da Mulher

Oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Mulher foi criado com o objetivo de relembrar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Com o tempo, a data perdeu um pouco do seu sentido original e ganhou apelo comercial e caráter festivo, mas nos últimos anos houve um processo de resgate dos valores originais.

Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o CBMSC enseja às mulheres catarinenses determinação e coragem para vencer os incessantes desafios, e enaltece às que foram pioneiras nas corporações militares e pavimentaram o caminho para aquelas que hoje trilham suas carreiras.

Nossas homenagens hoje são para elas que permanecem incansáveis na luta por seu espaço e são dignas da nossa profunda admiração!

Créditos: Major BM Isabel - Chefe do Centro de Comunicação Social - CBMSC. Mônica Andrade - Estagiária CCS.