O 8º Batalhão de Bombeiros Militar, com abrangência em todo o litoral centro sul de Santa Catarina, firmou parceria com a UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) de Tubarão para fomentar o Projeto Golfinho.
A meta é capacitar 800 (oitocentas) crianças em idades de 7 a 14 anos, em todas as praias de Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba. Através da parceria com a instituição de ensino, serão fornecidos kits para implementação do projeto e camisetas para todas as crianças participantes.
O Projeto Golfinho é um programa institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), e teve início em 1998. É composto de atividades educativas com linguagem lúdica para crianças, envolvendo aspectos referentes à dinâmica costeira, conscientização e prevenção sobre os perigos do mar, bem como, cidadania e educação ambiental. Além disso, a ação também possui caráter social e integrador, incentivando o convívio harmônico entre as pessoas e o meio ambiente.
Para o Comandante-Geral do CBMSC e Idealizador do Projeto em 1998, Coronel BM Onir Mocellin, o objetivo é que nesta temporada o CBMSC forme no Estado todo, em torno de 5.000 crianças, as quais saberão prontamente informar o lema do projeto: “Água no Umbigo, Sinal de Perigo!”.
Créditos: 1º Tenente BM Guilherme V. Serra Costa / Comandante do 1°/2ª/8º BBM